Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48745

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Alexsandro Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Eleomar Emerson Souza da-
dc.date.accessioned2023-01-25T13:39:39Z-
dc.date.available2023-01-25T13:39:39Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-01-25-
dc.identifier.citationSILVA, Eleomar Emerson Souza da. Educação Física e avaliação do aprendizado no ensino médio: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48745-
dc.description.abstractO presente estudo trata-se de uma revisão de literatura que teve como objetivo principal, proporcionar uma maior compreensão sobre os tipos de avaliações realizadas atualmente nas aulas da disciplina de Educação Física do Ensino Médio. Diante de tal iniciativa, discutimos como o professor, a partir de suas dificuldades, tem buscado proporcionar ao aluno um melhor aprendizado e consequentemente os métodos avaliativos mais utilizados por estes, para o entendimento do nível de aquisição do conhecimento adquirido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso II, se fundamentou partindo de uma perspectiva de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, procurando estabelecer e correlacionar os estudos já existentes. Deste modo, identificamos que o aprendizado do aluno do ensino médio durante as aulas de Educação Física, ainda é medido a partir de métodos retrógrados de avaliação, conduzidos por muitos professores que se limitam a quantificar o ensino e aprendizagem do estudante, devido a uma visão limitada e exclusivista sobre avaliação. Portanto, este estudo também busca sugerir possibilidades de mudanças, como o uso das metodologias ativas e suas variadas formas de avaliação, enquanto possibilidade de entendimento do aprendizado do aluno do ensino médio através dos conteúdos trabalhados na disciplina de Educação Física.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação do Aprendizadopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleEducação física e avaliação do aprendizado no ensino médio: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3607272991907585pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8241909844325724pt_BR
dc.description.abstractxThe present study is a literature review whose main objective was to provide a better understanding of the types of assessments currently carried out in Physical Education classes in High School. Faced with such an initiative, we discuss how the teacher, from his difficulties, has sought to provide the student with a better learning and consequently the evaluation methods most used by them, to understand the level of acquisition of the acquired knowledge. As for the methodological procedures, the research of Course Completion Work II was based on a bibliographic perspective, with a qualitative approach, seeking to establish and correlate existing studies. In this way, we identified that the high school student's learning during Physical Education classes is still measured from retrograde methods of evaluation, conducted by many teachers who limit themselves to quantifying the teaching and learning of the student, due to a vision limited and exclusive on evaluation. Therefore, this study also seeks to suggest possibilities for changes, such as the use of active methodologies and their various forms of evaluation, as a possibility of understanding the learning of high school students through the contents worked in the discipline of Physical Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eleomar Emerson Souza da Silva.pdf766,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons