Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4868
Title: PROUNI: dimensão nacional e perfil dos estudantes em Pernambuco
Authors: MELLO NETO, Ruy de Deus e
Keywords: ProUni; Expansão; Ensino superior; perfil socioeconômico
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Deus e Mello Neto, Ruy; Macedo Gomes, Alfredo. PROUNI: dimensão nacional e perfil dos estudantes em Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O processo de expansão do ensino superior no Brasil, aliado ao enfraquecimento do ensino básico público, trouxe consigo uma dura realidade: Universidades públicas ocupadas por alunos oriundos de escolas privadas, e universidades privadas ocupadas por alunos oriundos de escolas públicas; diante disso, uma das políticas de expansão do ensino superior, mais especificamente o privado, foi constituído, no Brasil, pelo programa Universidade para Todos (ProUni), criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005, que tinha como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em instituições privadas de ensino superior, oferecendo em contrapartida isenção de tributos às instituições de ensino superior aderentes. De tal forma, e, diante da pouca informação oficial apresentada sobre esse Programa, buscaremos, neste trabalho, aprofundar estudo sobre o Programa em si, e, principalmente, sobre a percepção dos estudantes bolsistas acerca do Programa, e do impacto desta em suas vidas. Para tanto, faremos também uma análise mais detalhada do perfil socioeconômico desses estudantes no estado de Pernambuco, além de detalhar as legislações em torno do Programa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4868
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8495_1.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.