Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4866
Title: A repetência segundo o aluno repetente: um discurso feito na primeira pessoa do singular
Authors: de Lourdes Correia Pimentel, Maria
Keywords: Aluno repetente; Repetência escolar; Formação de professores
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Lourdes Correia Pimentel, Maria; Cristina Loureiro Alves Jurema, Ana. A repetência segundo o aluno repetente: um discurso feito na primeira pessoa do singular. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Este estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objetivo compreender a repetência a partir dos significados que os alunos repetentes da escola pública atribuem a esse fenômeno no contexto da prática pedagógica onde ele ocorre. Partindo das descrições destes alunos sobre suas experiências de repetência, elejo sua fala, compreendida sob a perspectiva da fenomenologia e do pensamento freiriano, como recurso que permite o desvelamento da repetência e dos seus significados. Nos capítulos iniciais, apresento a repetência como problema multifacetado, que requer uma discussão conceitual. Apresento breve resgate da história da repetência no Brasil, bem como os princípios filosóficos da fenomenologia que embasaram meu percurso teórico-metodológico. Discuto também as implicações da prática pedagógica na construção da auto-estima e do autoconceito do aluno, e os reflexos de ambos no seu processo de aprendizagem e na sua constituição como sujeitos históricos. Os resultados deste estudo apontam que a repetência é significada pelo aluno como punição e também como promessa de aprendizagem. Apontam também para a inexistência de espaços no interior da escola em que não só os alunos, mas também seus professores, possam falar. Os resultados indicam ainda que discutir a repetência focalizando apenas suas causas encobre a necessidade de análises profundas sobre a indissociabilidade existente entre ensinar e aprender
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4866
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8345_1.pdf7.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.