Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48646

Compartilhe esta página

Título: O ensino para cegos buscando facilitar a aprendizagem da estatística: o debate a partir da visão de quatro estudos
Autor(es): SOUZA, Mônique Hellen de Santana e
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da estatística; Anos Iniciais; Cegos; Pessoas com cegueira
Data do documento: 30-Nov-2022
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo promover uma discussão sobre o ensino para pessoas com cegueira de modo a facilitar a aprendizagem da estatística, a partir da visão de quatro estudos publicados nos anais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), envolvendo estudantes e professores que atuam nesse nível de escolarização. Os conceitos aqui tratados são: A cegueira, inclusão de pessoas com cegueira na educação, a estatística e o ensino da estatística para cegos. Os resultados obtidos nos estudos analisados, em especial no que tange a abordagem do professor ante uma sala mista, o uso de materiais adaptados e o trabalho com gráficos, enriquecem as discussões referentes ao tema do TCC, pois demonstra que uma aprendizagem efetiva da estatística começa antes da abordagem do tema em aula. O TCC conclui que a disposição do professor em buscar novos meios de ensinar ao se deparar com situações novas, como o ensino para pessoas cegas, é de vital importância para o alcance de uma educação escolar bem-sucedida, além de influenciar no modo que o próprio aluno cego enxerga a si mesmo. Conclui ainda que um material didático, mesmo que já tenha passado por um processo de adaptação, deve ser analisado se realmente contribui para o ensino do aluno com cegueira e o alcance dos objetivos relacionados ao tema da aula. Por fim, ressaltamos que o ensino inclusivo da estatística em uma sala de aula mista deve levar intencionalmente em consideração o contexto educacional de cegos e videntes simultaneamente, além de não focar abordagens ponto a ponto em gráficos, priorizando as mais globais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48646
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - Monique Souza.docx - Documentos Google.pdf627,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons