Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642
Compartilhe esta página
Título: | Infância, colonialidade e educação : pensando a criança sob a perspectiva decolonial. |
Autor(es): | LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins SENA, Marília Cordeiro Serra de |
Palavras-chave: | Pedagogia Decolonial; educação infantil; concepção de infância |
Data do documento: | 10-Nov-2022 |
Citação: | LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins; SENA, Marília Cordeiro Serra de. Infância, colonialidade e educação: pensando a criança sob a perspectiva decolonial 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa visou refletir sobre a educação infantil e teve como objetivo geral, investigar como a pedagogia decolonial concebe a educação infantil. Em uma pesquisa bibliográfica exploratória, visitamos o arcabouço teórico da Decolonialidade e buscamos entender a Educação Infantil sob uma perspectiva histórica da sua criação e desenvolvimento. Através de uma análise crítica dos documentos que regem a Educação Infantil, elaboramos suas relações com as concepções decoloniais. Dentre os principais achados destacamos historicamente a presença marcante da concepção de criança enquanto sujeito a ser formado e a recente definição de criança enquanto sujeito completo, autônomo e produtor de cultura. Apesar de alguns avanços, os currículos da educação infantil são marcados por uma visão de mundo colonial, alimentando o ideário neoliberal, ainda distantes da proposta de uma educação emancipatória. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARTHA MANUELLA SAMPAIO LINS LIMA; MARILIA CORDEIRO SERRA DE SENA.pdf | 250,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons