Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48641

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da oxidação de Alquilbenzeno Linear Sulfonato (LAS) em esgoto sanitário utilizando hipoclorito de sódio produzido in loco
Autor : OLIVEIRA, Maria Izabel Xavier de
Palabras clave : Alquilbenzeno linear sulfonato; Oxidação; Micropoluentes; Eficiência; Estação de tratamento de esgoto
Fecha de publicación : 10-nov-2022
Citación : OLIVEIRA, Maria Izabel Xavier de. Avaliação da oxidação de Alquilbenzeno Linear Sulfonato (LAS) em esgoto sanitário utilizando hipoclorito de sódio produzido in loco. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : As ações antrópicas e relações do ser humano com o ecossistema e com o mundo tem cada vez mais degradado a natureza. Nesse âmbito o tratamento e esgotamento sanitário são agentes importantes no combate a poluição da natureza fazendo com que a poluição gerada não consiga atingir de forma abrasiva o meio. Portanto esse trabalho disserta sobre os meios que levam ao polimento de um sistema de esgotamento sanitário; explicitando os métodos usados, em especial a utilização de hipoclorito de sódio gerado na própria estação de tratamento de esgoto como forma de baratear custos, encurtar prazos de entrega e problemas de logística além de maior controle produtivo. Além disso o principal objetivo do presente trabalho é avaliar como o método de desinfecção por cloração pode ser eficiente avaliando parâmetros físico-químicos; essa análise foi feita por meio de avaliação e caracterização da amostra e após isso escolhas de concentração e tempo de contato inserindo-se em jar test para tal e avalição cromatográfica por meio de método HPLC ( High Performance Liquid Cromatography), que consiste na separação de fases em uma amostra e análise das mesmas para encontrar o quanto de Alquilbenzeno Linear Sulfonato (LAS) está sendo efetivamente oxidado após o tratamento por desinfecção. Após a análise por cromatografia e separação das fases são encontrados isômeros do LAS e análise das amostras feitas em triplicata, buscando avaliar a eficiência do método bem como um comparativo entre as quantidades de substância oxidada na amostra. Desse modo foi encontrado valores de oxidação superiores a 80% em todos os testes feitos para os tempos de contato e concentrações de hipoclorito de sódio in loco utilizado (10,20 e 30 min e 5, 10 e 15 ppm).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48641
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Izabel Xavier de Oliveira.pdf906.23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons