Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48555

Share on

Title: O ensino de dança contemporânea e os reflexos na autoestima : relação entre concepção e prática em mulheres da zona norte do Recife
Authors: LIMA, Jennifer Zeferino Cruz de
Keywords: Dança contemporânea; Autoestima; Metodologia; Mulheres
Issue Date: 8-Dec-2022
Citation: Lima, Jennifer Zeferino Cruz de. O ensino de dança contemporânea e os reflexos na autoestima : relação entre concepção e prática em mulheres da zona norte do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este artigo propõe, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, a discussão das possíveis relações entre a autoestima associada à prática da dança contemporânea em mulheres. Para isso contamos com os relatos de três alunas de uma turma de dança contemporânea iniciante/iniciada em um estúdio na zona norte do Recife e relacionamos os seus depoimentos com achados bibliográficos que fundamentam as abordagens metodológicas adotadas durantes as aulas, como a improvisação, meditação, fatores do movimento e criação. Através de uma pesquisa qualitativa e de caráter explicativo, buscamos dialogar os aspectos subjetivos de cada participante apresentando suas relações com diferentes práticas e, contando com a interpretação da pesquisadora, estabelecer conexões entre teoria e prática. Esse estudo não dimensiona todas as abordagens metodológicas que o ensino de dança contemporânea sugere, porém nos convida a entender como a prática da dança direcionada pode conversar com os mais diversos aspectos da vida das praticantes, e estimula que diferentes pesquisadores em dança investiguem e relatem sobre as suas experiências nos mais diversos contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48555
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO-TCC Jennifer Zeferino Cruz de Lima.pdf290,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons