Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476
Share on
Title: | Bullying no contexto escolar : o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental? |
Authors: | SILVA, Leandro Alexandre da |
Keywords: | Bullying; Ensino – materiais didáticos; Ensino – contexto escolar |
Issue Date: | 29-Sep-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Leandro Alexandre da. Bullying no contexto escolar: o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo analisar a presença do bullying em materiais didáticos utilizados em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, problematizando a abordagem do fenômeno, as ênfases e os enfoques, considerando a etapa de ensino para qual se destina. Uma pesquisa documental foi desenvolvida, cujo corpus foi delimitado a partir de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos) produzidos para o uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados mediante análise categorial temática, técnica da análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados ganhou força a constatação de que as fontes documentais analisadas demonstraram as possiblidades didático pedagógicas que explicitam possíveis meios de trabalho em torno do fenômeno. Expressa ainda a necessidade de planejamento, por parte do professor/a, fortalecendo a concepção de que é necessário um olhar pedagógico crítico e reflexivo diante da complexidade do fenômeno e a intenção de se promover a prevenção e enfrentamento ao bullying no âmbito escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leandro Alexandre da Silva.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License