Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476

Share on

Title: Bullying no contexto escolar : o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?
Authors: SILVA, Leandro Alexandre da
Keywords: Bullying; Ensino – materiais didáticos; Ensino – contexto escolar
Issue Date: 29-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Leandro Alexandre da. Bullying no contexto escolar: o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar a presença do bullying em materiais didáticos utilizados em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, problematizando a abordagem do fenômeno, as ênfases e os enfoques, considerando a etapa de ensino para qual se destina. Uma pesquisa documental foi desenvolvida, cujo corpus foi delimitado a partir de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos) produzidos para o uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados mediante análise categorial temática, técnica da análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados ganhou força a constatação de que as fontes documentais analisadas demonstraram as possiblidades didático pedagógicas que explicitam possíveis meios de trabalho em torno do fenômeno. Expressa ainda a necessidade de planejamento, por parte do professor/a, fortalecendo a concepção de que é necessário um olhar pedagógico crítico e reflexivo diante da complexidade do fenômeno e a intenção de se promover a prevenção e enfrentamento ao bullying no âmbito escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Leandro Alexandre da Silva.pdf4,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons