Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48433
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Veronica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Alberto da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T14:38:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T14:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Jose Alberto da. Análise de problemas sobre função exponencial à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48433 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de uma análise teórica de dois problemas sobre função exponencial à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Seu objetivo foi analisar como os diferentes registros possibilitam o desenvolvimento dos conceitos matemáticos de forma mais aprofundada. Para tanto, analisamos de forma teórica, a resolução de duas questões matemáticas utilizando diferentes representações. A escolha por essas questões deu-se por trabalhar dentro de uma função tipo exponencial em um contexto social hipotético e outra de função exponencial, dentro do contexto da matemática pura. Após análise das questões, foram selecionadas da prova do vestibular da Unicamp-SP (2001) e da UEPG-PR. Nos problemas selecionados é possível que o sujeito, ao buscar resolver, utilize apenas propriedades de potência utilizando o registro algébrico, sem muitos ganhos conceituais. Porém, por meio do uso de outros registros, fazendo-se as conversões e tratamentos necessários, é possível trabalhar o conteúdo de forma mais completa, o que pode gerar um maior ganho conceitual durante a resolução de problemas. Portanto, verificou-se que, ao utilizar mais de um registro para resolver problemas, é possível ter um estudo mais aprofundado, abarcando assim um maior ganho conceitual durante as atividades. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Função exponencial | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Análise a priori | pt_BR |
dc.title | Análise de problemas sobre função exponencial à luz da teoria dos registros de representação semiótica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6802519484832967 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is a theoretical analysis of two problems about exponential function in the light of the theory of semiotic representation registers. Its aim was to analyze how the different registers enable the development of mathematical concepts in a deeper level. For this end, we analyzed, in a theoretical way, the resolution of two mathematical questions using different representations. The choice for these questions was due to work within an exponential type function in a hypothetical social context and another exponential function, within the context of pure mathematics. After analyzing the questions, they were selected from the vestibular exams of Unicamp-SP (2001) and UEPG-PR. In the selected problems it is possible that the subject, when trying to solve them, uses only properties of potency using the algebraic register, without many conceptual gains. However, through the use of other registers, making the necessary conversions and treatments, it is possible to work the content in a more complete way, which can generate a greater conceptual gain during problem solving. Therefore, it was verified that by using more than one register to solve problems, it is possible to have a more in-depth study, thus achieving a greater conceptual gain during the activities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | Silva, J. A. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ ALBERTO DA SILVA.pdf | 766,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons