Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48433

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, José Alberto da-
dc.date.accessioned2022-12-27T14:38:28Z-
dc.date.available2022-12-27T14:38:28Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-12-23-
dc.identifier.citationSilva, Jose Alberto da. Análise de problemas sobre função exponencial à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48433-
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma análise teórica de dois problemas sobre função exponencial à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Seu objetivo foi analisar como os diferentes registros possibilitam o desenvolvimento dos conceitos matemáticos de forma mais aprofundada. Para tanto, analisamos de forma teórica, a resolução de duas questões matemáticas utilizando diferentes representações. A escolha por essas questões deu-se por trabalhar dentro de uma função tipo exponencial em um contexto social hipotético e outra de função exponencial, dentro do contexto da matemática pura. Após análise das questões, foram selecionadas da prova do vestibular da Unicamp-SP (2001) e da UEPG-PR. Nos problemas selecionados é possível que o sujeito, ao buscar resolver, utilize apenas propriedades de potência utilizando o registro algébrico, sem muitos ganhos conceituais. Porém, por meio do uso de outros registros, fazendo-se as conversões e tratamentos necessários, é possível trabalhar o conteúdo de forma mais completa, o que pode gerar um maior ganho conceitual durante a resolução de problemas. Portanto, verificou-se que, ao utilizar mais de um registro para resolver problemas, é possível ter um estudo mais aprofundado, abarcando assim um maior ganho conceitual durante as atividades.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectFunção exponencialpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectAnálise a prioript_BR
dc.titleAnálise de problemas sobre função exponencial à luz da teoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6802519484832967pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxThis research is a theoretical analysis of two problems about exponential function in the light of the theory of semiotic representation registers. Its aim was to analyze how the different registers enable the development of mathematical concepts in a deeper level. For this end, we analyzed, in a theoretical way, the resolution of two mathematical questions using different representations. The choice for these questions was due to work within an exponential type function in a hypothetical social context and another exponential function, within the context of pure mathematics. After analyzing the questions, they were selected from the vestibular exams of Unicamp-SP (2001) and UEPG-PR. In the selected problems it is possible that the subject, when trying to solve them, uses only properties of potency using the algebraic register, without many conceptual gains. However, through the use of other registers, making the necessary conversions and treatments, it is possible to work the content in a more complete way, which can generate a greater conceptual gain during problem solving. Therefore, it was verified that by using more than one register to solve problems, it is possible to have a more in-depth study, thus achieving a greater conceptual gain during the activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidSilva, J. A.pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOSÉ ALBERTO DA SILVA.pdf766,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons