Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48431

Compartilhe esta página

Título: Frequência de estresse e ansiedade em estudantes de música
Autor(es): MELO JUNIOR, Amisterdan de Oliveira
Palavras-chave: Frequência de estresse; Estresse; Transtornos de ansiedade; Ansiedade
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: MELO JUNIOR, Amisterdan. Frequência de estresse e ansiedade em estudantes de música. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A presente pesquisa objetiva determinar a frequência de sintomas de estresse e ansiedade em estudantes de música. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal, onde foram analisados os fatores determinantes, o estresse e a ansiedade, como também as suas associações. O estudo foi realizado no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022 e os dados foram coletados no formato de questionários online, no Conservatório Pernambucano de Música, na cidade do Recife, convidados através de plataformas digitais como whatsapp, instagram, e-mails e outros, de forma voluntária, tendo a amostra estudada de forma não probabilística do tipo intencional e consistiu em 60 indivíduos do sexo masculino e feminino, com idades entre 18 e 45 anos. Não foram inclusos estudantes que faziam uso de medicamentos depressores do sistema nervoso, a exemplo de ansiolíticos e hipnóticos. Foi percebido o alto índice de participantes com níveis consideravelmente preocupantes para o transtorno de ansiedade e o estresse, contabilizando 56,7% dos estudantes de música estudados, num grau médio e moderado respectivamente, sendo a maioria homens. Também foi analisado o fator sociodemográfico, onde foi perceptível a presença de estudantes de música, na sua maioria, que apresentaram um nível socioeconômico médio ou baixo, podendo ser também um dos agravantes dos elevados graus de estresse e ansiedade. Contudo, neste estudo, pode-se concluir que há de fato, uma grande frequência de estresse e transtorno de ansiedade em estudantes de música, mas é necessário se realizar mais pesquisas no intuído de aprofundar tais fatos, como promover também um assistencialismo ao grupo estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48431
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amisterdan de Oliveira Melo Junior.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons