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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48410
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Patricia Fortes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T14:02:35Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26T14:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Patrícia Fortes de. Entre-laços que educam e o cuidado de si: tramas discursivas de identidades “desviantes” e modos de subjetivação lésbicos. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48410 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, nos propusemos a compreender as implicações dos dispositivos de sexualidade e pedagógicos na constituição de identidades e modos de subjetivação lésbicos. Para isso, nos voltamos a compreender a atuação (e possíveis entrelaçamentos) da família, igreja/religião e escola em processos regulatórios de generificação e sexualização nas narrativas das trajetórias de vida de mulheres lésbicas. Buscamos investigar os processos em que se instituem resistências aos padrões compulsórios de gênero e sexualidade, que irrompem através desses dispositivos; nos propomos a analisar os processos em que as mulheres tecem a si mesmas, lésbicas, na relação consigo mesmas e com outras pessoas através das experiências vividas na escola (e para além dela). Partimos da interlocução com mulheres que se autodeclaram lésbicas e que viveram suas trajetórias escolares entre os anos de 1980 a 2017. Metodologicamente, realizamos entrevistas narrativas com doze mulheres lésbicas de diferentes faixas etárias através de um roteiro semiestruturado de temas/perguntas. Estabelecemos para escolha das interlocutoras, os seguintes critérios: a) se autodeclararem lésbicas; b) terem estudado a maior parte do período de sua trajetória escolar em escolas públicas em Pernambuco; c) terem cursado, no mínimo, até o ensino fundamental completo. Operamos com um arranjo teórico-metodológico que contempla referências vinculadas ao Pensamento lesbofeminista, aos estudos feministas, especialmente aqueles de viés pós- estruturalista, e estudos foucaultianos. Construímos, portanto, um desenho analítico em que as narrativas da pesquisadora e as narrativas das entrevistadas se entrelaçam, tecendo uma análise do discurso que se apoia em pressupostos foucaultianos, em diálogo com as teorizações lesbofeministas de Adrienne Rich, Audre Lorde, Glória Anzaldúa e das feministas pós-estruturalistas Judith Butler, Tânia Navarro Swain, Denise Portinari, entre outras autoras. No conjunto dessas análises, foi notória a prevalência de uma atuação conjugada entre os dispositivos de sexualidade e pedagógicos, fazendo instaurar um padrão compulsório de gênero/feminilidade e um regime heteronormativo. Todavia, esse modus operandi não quer dizer que essas forças se movimentaram, impreterivelmente, numa mesma direção, como se estivessem orquestradas e agissem em uníssono. Pelo contrário, através desses dispositivos se configuraram poderes/regimes de verdade que ora se aproximaram, ora se distanciaram, ora se confrontaram, ora se apoiaram entre si. Estes poderes e deslocamentos, abriram margens, fendas, a partir das quais desencadearam-se processos identitários, modos de subjetivação lésbicos tramados enquanto “desvios”, enquanto cuidado de si. Práticas que abrangeram diversas e singulares maneiras de transformarem a si mesmas através das experiências vividas na escola e para além dela, fazendo de suas vidas obras detentoras de sentido, estética, estilo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Lesbianidade | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.title | Entre-laços que educam e o cuidado de si: tramas discursivas de identidades “desviantes” e modos de subjetivação lésbicos. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1475004692244374 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this research, we set out to understand the implications of sexuality and pedagogical devices in the constitution of lesbian identities and modes of subjectivation. For this, we return to understand the role (and possible intertwining) of the family, church/religion and school in regulatory processes of gendering and sexualization in the narratives of the life trajectories of lesbian women. We seek to investigate the processes in which resistance is instituted to the compulsory standards of gender and sexuality, which erupt through these devices; to analyze the processes in which women weave themselves, lesbians, in their relationship with themselves and with other people through their experiences at school (and beyond). We start from the dialogue with women who declare themselves lesbians and who lived their school trajectories between the years 1980 to 2017. Methodologically, we conducted narrative interviews with twelve lesbian women of different age groups through a semi-structured script of themes/questions. We established the following criteria for choosing interlocutors: a) self-declared lesbians; b) have studied most of the period of their school career in public schools in Pernambuco; c) have at least completed elementary school. We operate with a theoretical-methodological arrangement that includes references linked to Lesbofeminist Thought, to feminist studies - with a post- structuralist bias - and Foucauldian studies. Therefore, we built an analytical design in which the researcher's narratives and the interviewees' narratives are intertwined, weaving a discourse analysis that is based on Foucauldian assumptions, in dialogue with the lesbofeminist theories of Monique Wittig, Adrienne Rich, Audre Lorde and the poststructuralist feminists Judith Butler, Tânia Navarro Swain, Denise Portinari, among other authors. In the set of these analyses, the prevalence of a combined action between the devices of sexuality and pedagogy was notorious, leading to the establishment of a compulsory standard of gender/femininity and a heteronormative regime. However, this modus operandi does not mean that these forces moved, unavoidably, in the same direction, as if they were orchestrated and acted in unison. On the contrary, through these devices powers/regimes of truth were configured that sometimes approached, sometimes distanced, sometimes confronted each other, sometimes supported each other. These powers and displacements opened margins, cracks, from which identity processes were unleashed, lesbian modes of subjectivation plotted as “deviations”, as care for the self. Practices that encompassed diverse and unique ways of transforming themselves through experiences at school and beyond, making their lives works that hold meaning, aesthetics, and style. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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