Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48389
Comparte esta pagina
Título : | Valorização da identidade negra na escola : as práticas pedagógicas na educação infantil |
Autor : | LIMA, Danielly SILVA, Larissa |
Palabras clave : | Educação Infantil; Identidade; Relações étnico- raciais |
Fecha de publicación : | 16-may-2022 |
Citación : | LIMA, Danielly Barros de; SILVA, Larissa Gonçalves da. VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: as práticas pedagógicas na educação infantil. 2022. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Métodos e Técnicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente artigo aborda a questão da valorização da identidade negra na escola, na etapa da educação infantil, refletindo sobre as práticas pedagógicas. Compreende as políticas educacionais relacionadas à diversidade étnico-racial que devem garantir o direito de todas as crianças. O objetivo deste artigo é analisar a prática da construção da identidade de crianças negras na educação infantil e qual o papel da instituição de ensino no combate ao racismo nesses espaços. Fundamentamos as discussões na abordagem de pesquisa qualitativa, utilizamos como campo de estudo o CMEI e realizamos uma entrevista semiestruturada. A educação infantil é a base e a escola precisa situar os alunos desde a infância em contato com elementos que formam cada grupo étnico brasileiro, proporcionando uma educação antirracista. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48389 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUBMISSÃO TCC- VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL- DANIELLY BARROS E LARISSA GONÇALVES.pdf | 179,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons