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Título: Motivação na UFRPE : um estudo qualitativo com os colaboradores, à luz das três teorias motivacionais
Autor(es): NUNES, Bernardo Rafael de Sousa
Palavras-chave: Motivação; Servidores públicos; Universidade pública Brasil
Data do documento: 31-Mai-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NUNES, Bernardo Rafael de Sousa. Motivação na UFRPE: um estudo qualitativo com os colaboradores, à luz das três teorias motivacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A motivação pode ser entendida como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir determinado objetivo. Com base em três teorias motivacionais consolidadas, a saber: a teoria dos dois fatores (Herzberg), a teoria da equidade (Adams) e a logoteoria (Frankl), este trabalho teve como objetivo determinar os fatores que influenciam a motivação dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural. de Pernambuco, visando definir categorias prioritárias para ações gerenciais capazes de a favorecer. Dados qualiquantitativos de 99 servidores da UFRPE foram coletados por Ribeiro (2019), entre novembro e dezembro de 2018, por meio de questionário eletrônico. 63% dos respondentes são do sexo feminino; 80% possuem título de especialista ou mestre; 57% estão na faixa etária de 31 a 40 anos; 63% trabalham em atividades de retaguarda; e 65% têm de 2 a 10 anos de serviço. As respostas abertas (espontâneas) coletadas foram agrupadas, categorizadas e hierarquizadas em 14 aspectos, segundo a frequência de menções e tiveram atribuídos pesos por ordem de citação, utilizando-se termos consecutivos da sequência de Fibonacci. Entre os fatores que motivam, presentes na instituição, relações interpessoais foi o de maior destaque, o que implica a necessidade de monitorá-lo e preservá-lo permanentemente. Destacou-se também, na categoria políticas institucionais, a subcategoria gestão de pessoal, indicando que o oferecimento de capacitação formal pode ser um recurso capaz de favorecer a motivação. A mesma categoria - políticas institucionais - figura em primeiro lugar entre os fatores que tanto existem como desmotivam, porém em diferentes subcategorias, indo desde estrutura organizacional inadequada até desvios de função. As condições de trabalho se destacaram entre os fatores inexistentes que motivariam, caso estivessem presentes no ambiente de trabalho. Por último, como fatores inexistentes, mas que desmotivariam, caso existissem, foram: (i) relações interpessoais, o mesmo fator que se destacou como motivador positivo, mas subcategorizado comportamentos como falta de coleguismo, desrespeito, fofoca, desarmonia e falsidade; e (ii) novamente políticas institucionais, na subcategoria gestão de pessoal, com enfoque para atitudes discriminatórias (em relação a si ou aos outros). Esses resultados podem orientar a gestão da UFRPE relativamente à elaboração de estratégias que visem ao aumento da motivação dos servidores, assim contribuindo para que a instituição obtenha maior êxito na consecução de seus objetivos sociais e acadêmicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48344
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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