Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48344

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTRZESNIAK, Piotr-
dc.contributor.authorNUNES, Bernardo Rafael de Sousa-
dc.date.accessioned2022-12-21T16:06:27Z-
dc.date.available2022-12-21T16:06:27Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationNUNES, Bernardo Rafael de Sousa. Motivação na UFRPE: um estudo qualitativo com os colaboradores, à luz das três teorias motivacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48344-
dc.description.abstractA motivação pode ser entendida como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir determinado objetivo. Com base em três teorias motivacionais consolidadas, a saber: a teoria dos dois fatores (Herzberg), a teoria da equidade (Adams) e a logoteoria (Frankl), este trabalho teve como objetivo determinar os fatores que influenciam a motivação dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural. de Pernambuco, visando definir categorias prioritárias para ações gerenciais capazes de a favorecer. Dados qualiquantitativos de 99 servidores da UFRPE foram coletados por Ribeiro (2019), entre novembro e dezembro de 2018, por meio de questionário eletrônico. 63% dos respondentes são do sexo feminino; 80% possuem título de especialista ou mestre; 57% estão na faixa etária de 31 a 40 anos; 63% trabalham em atividades de retaguarda; e 65% têm de 2 a 10 anos de serviço. As respostas abertas (espontâneas) coletadas foram agrupadas, categorizadas e hierarquizadas em 14 aspectos, segundo a frequência de menções e tiveram atribuídos pesos por ordem de citação, utilizando-se termos consecutivos da sequência de Fibonacci. Entre os fatores que motivam, presentes na instituição, relações interpessoais foi o de maior destaque, o que implica a necessidade de monitorá-lo e preservá-lo permanentemente. Destacou-se também, na categoria políticas institucionais, a subcategoria gestão de pessoal, indicando que o oferecimento de capacitação formal pode ser um recurso capaz de favorecer a motivação. A mesma categoria - políticas institucionais - figura em primeiro lugar entre os fatores que tanto existem como desmotivam, porém em diferentes subcategorias, indo desde estrutura organizacional inadequada até desvios de função. As condições de trabalho se destacaram entre os fatores inexistentes que motivariam, caso estivessem presentes no ambiente de trabalho. Por último, como fatores inexistentes, mas que desmotivariam, caso existissem, foram: (i) relações interpessoais, o mesmo fator que se destacou como motivador positivo, mas subcategorizado comportamentos como falta de coleguismo, desrespeito, fofoca, desarmonia e falsidade; e (ii) novamente políticas institucionais, na subcategoria gestão de pessoal, com enfoque para atitudes discriminatórias (em relação a si ou aos outros). Esses resultados podem orientar a gestão da UFRPE relativamente à elaboração de estratégias que visem ao aumento da motivação dos servidores, assim contribuindo para que a instituição obtenha maior êxito na consecução de seus objetivos sociais e acadêmicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectUniversidade pública Brasilpt_BR
dc.titleMotivação na UFRPE : um estudo qualitativo com os colaboradores, à luz das três teorias motivacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5469157594946888pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxMotivation can be understood as the process responsible for the intensity, direction and persistence of a person's efforts to achieve a certain goal. Based on three consolidated motivational theories, namely: the two factors theory (Herzberg), the equity theory (Adams) and the logotheory (Frankl), this work aimed to determine factors that influence the motivation of the administrative technical servants of the Universidade Federal Rural de Pernambuco, aiming to define priority categories for managerial actions capable of favoring it. Qualiquantitative data from 99 UFRPE servers were collected by Ribeiro (2019), between November and December 2018, through an electronic questionnaire. 63% of respondents are female; 80% have a specialist or master's degree; 57% are between 31 and 40 years old; 63% work in back-office activities; and 65% have 2 to 10 years of service. The open (spontaneous) responses collected were grouped, categorized and ranked into 14 aspects, according to the frequency of mentions, and weighted in order of citation, using consecutive terms from the Fibonacci sequence. Among the factors that both motivate and exist in the instittuition interpersonal relationships was the most prominent, which implies the need to monitor and preserve it permanently. In the Institutional policies category, in the personnel management subcategory also stood out, indicating that the provision of formal training can be a resource capable of promoting motivation. This same category, institutional policies, ranks first among the factors that both exist and demotivate, but in different subcategories, ranging from inadequate organizational structure to function deviations. Working conditions stood out among the non-existent factors that would motivate, if they were present in the work environment. Finally, non-existent factors that would demotivate, if they existed, were: (i) interpersonal relationships, the same factor that stood out as a positive motivator, but subcategorized in behaviors such as lack of collegiality, disrespect, gossip, disharmony and falsehood; and (ii) again institutional policies, in the people management subcategory, focusing on discriminatory attitudes (towards oneself or others). These results can guide the management of UFRPE regarding the elaboration of strategies that aim to increase the motivation of the servers, thus contributing for the institution to obtain greater success in achieving its social and academic objectives.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bernardo Rafael de Sousa Nunes.pdf2,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons