Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4832
Título: Acesso e imaginário social no ginásio pernambucano na década de 1980
Autor(es): Justino de Almeida Silva de Santana, Luciana
Palavras-chave: Escola Pública;Ensino Público;Escolarização;Distintivos Sociais;Capital Cultural
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Justino de Almeida Silva de Santana, Luciana; Luis Simões, José. Acesso e imaginário social no ginásio pernambucano na década de 1980. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre as aspirações de egressos (as) de uma instituição educacional de Pernambuco, o Ginásio Pernambucano (GP), na década de 1980, período em que esta abre as portas para as classes populares da cidade do Recife. A pesquisa recorre às fontes orais, ou seja, relatos de memórias de alguns ex-alunos (as), objetivando registrar os imaginários e representações construídos em torno de um simbolismo que era estudar no famoso GP. Estes relatos estão inseridos no contexto de um passado recente o processo de redemocratização um período histórico de grandes mudanças sociais. Apresenta também, um estudo sobre o processo de universalização dos sistemas públicos de ensino e da escola de massas no Brasil, tentando refletir sobre a história do acesso ao ensino público pelas classes populares. Por fim, utiliza a teoria do capital simbólico, social e cultural de Bourdieu para analisar os significados e distintivos sociais que o acesso a essa instituição de ensino conferia aos seus frequentadores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4832
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6438_1.pdf12,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.