Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4832
Title: Acesso e imaginário social no ginásio pernambucano na década de 1980
Authors: Justino de Almeida Silva de Santana, Luciana
Keywords: Escola Pública; Ensino Público; Escolarização; Distintivos Sociais; Capital Cultural
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Justino de Almeida Silva de Santana, Luciana; Luis Simões, José. Acesso e imaginário social no ginásio pernambucano na década de 1980. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Este trabalho é um estudo sobre as aspirações de egressos (as) de uma instituição educacional de Pernambuco, o Ginásio Pernambucano (GP), na década de 1980, período em que esta abre as portas para as classes populares da cidade do Recife. A pesquisa recorre às fontes orais, ou seja, relatos de memórias de alguns ex-alunos (as), objetivando registrar os imaginários e representações construídos em torno de um simbolismo que era estudar no famoso GP. Estes relatos estão inseridos no contexto de um passado recente o processo de redemocratização um período histórico de grandes mudanças sociais. Apresenta também, um estudo sobre o processo de universalização dos sistemas públicos de ensino e da escola de massas no Brasil, tentando refletir sobre a história do acesso ao ensino público pelas classes populares. Por fim, utiliza a teoria do capital simbólico, social e cultural de Bourdieu para analisar os significados e distintivos sociais que o acesso a essa instituição de ensino conferia aos seus frequentadores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4832
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6438_1.pdf12.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.