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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48308
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUERRERO, Jorge Recarte Henriquez | - |
dc.contributor.author | TORRES, Lucas de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T21:11:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T21:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Lucas de Albuquerque. Modelo e análise da formação de emissões em motores de combustão interna baseado na cinética química da combustão. 2020. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48308 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise da formação de poluentes atmosféricos em motores do ciclo Otto utilizando biogás e comparar com outros combustíveis como etanol e gasolina. Um modelo de formação de NOx foi criado baseado na cinética química e integrado a um modelo de um ciclo motor de duas zonas. Observou-se que a composição do biogás tem influência direta na formação de NOx. Realizou-se estudos paramétricos que inclui a análise do efeito da rotação, do avanço da ignição e da relação ar combustível sobre a formação do componente de emissão NOx. Foram obtidos resultados quantitativos e qualitativos satisfatórios que estão de acordo os resultados de outros estudos da literatura. Os resultados mostram que o avanço da ignição resulta em um aumento da taxa de formação do composto NOx para todos os combustíveis analisados. No estudo comparativo entre combustíveis foi observado que com o uso do biogás a taxa de emissão do NOx é menor. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Emissão de NOx | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Biogás | pt_BR |
dc.subject | Motor a combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Simulação numérica | pt_BR |
dc.title | Modelo e análise da formação de emissões em motores de combustão interna baseado na cinética química da combustão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5940127221480832 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the present work was realizing an atmospheric pollutants analyses in Otto engines using the biogas and comparing the results with convectional fuels as ethanol and gasoline. The nitrogen oxides formation model was created based on chemical kinetic and integrated to a two-zone internal combustion engine model. It was observed that the biogas composition has a directed influence on the NOx formation. Some parametric analyses were made including the analysis of engine rotation, ignition timing and the air fuel ratio on the nitrogen oxides formation value. Satisfactory quantitative and qualitative results have been obtained which are in agreement with the results of other studies in the literature. The results showed that the ignition advance increase the rate of nitrogen oxides concentration for all fuel. In the analysis with others fuels, it was observed that the biogas has less atmospheric pollutants formation than ethanol and gasoline. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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