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Título: Recontextualização e cultura digital : a divulgação científica feita por graduandos de física, no Instagram, acerca das mulheres na ciência
Autor(es): LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa
Palavras-chave: Publicações científicas; Divulgação da informação; Análise do discurso; Mulheres cientistas; Instagram (Rede social on-line); Ciência - Estudo e ensino
Data do documento: 25-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa. Recontextualização e cultura digital: a divulgação científica feita por graduandos de física, no Instagram, acerca das mulheres na ciência. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre a produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, como é o caso do Instagram, feita por licenciandos da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA na temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência, a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A metodologia utilizada classifica-se como qualitativa, mais especificamente, como um estudo de caso, e busca, a partir dos dados obtidos, permitir a realização de uma análise dos materiais produzidos e publicados no perfil “Tem Física Aí?” e também do processo de produção, a partir dos questionários e dos relatos feitos no momento de socialização final da disciplina via Google Meet. Com a análise feita, foi possível então responder ao objetivo geral, de compreender como se dá o processo de produção desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram e responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias e/ou estratégias utilizadas por eles na produção e recontextualização do conteúdo, assim como as dificuldades e limitações encontradas no processo de produção e na própria rede social utilizada. Os resultados obtidos apontaram características próprias desse formato de divulgação científica, atreladas a presença de marcas indicativas da recontextualização do discurso, como o discurso regulativo e o discurso instrucional, e evidenciaram que, de fato, o discurso da informação, característico da divulgação científica, pode ser tratado de modo análogo a um discurso pedagógico. Além disso, foi possível se obter uma compreensão e estabelecer discussões acerca de como se deu o processo de produção do material como um todo, feito pelos licenciandos, enquanto divulgadores de Ciência e enquanto futuros professores que necessitam buscar novas metodologias que visem contribuir com o ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48241
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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