Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48218

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do perfil de secreção de IFN- γ durante o tratamento de pacientes com tuberculose drogarresistente (TBDR).
Autor(es): VALDES, Santiago Souza
Palavras-chave: Tuberculose; Interferon-gamma; Biomarcadores; TBDR; Imunologia
Data do documento: 24-Nov-2022
Citação: VALDES, S. S. Avaliação do perfil de secreção de IFN- γ durante o tratamento de pacientes com tuberculose drogarresistente (TBDR). 2022. 73 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A tuberculose (TB) é uma doença secular com altos índices de incidência e mortalidade, sobretudo em grupos carcerários e em vulnerabilidade econômico-social. O diagnóstico tardio e a emergência de casos resistentes às drogas utilizadas no combate ao M. tuberculosis (Mtb) são os principais desafios para o controle da doença. Com isto, o estudo de biomarcadores tornou-se relevante para o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas mais eficazes do que as atuais. Este estudo visou avaliar o perfil da citocina INF-γ em uma coorte de pacientes em tratamento para tuberculose drogarresistente (TBDR) de Recife, Pernambuco, com seguimento de 6 meses. Os níveis de INF- γ do sangue de 10 pacientes foram quantificados por citometria de fluxo a partir da cultura do sangue estimulado ou não com antígenos específicos para Mtb provenientes do teste IGRA TB Plus (Qiagen) antes e após 2 e 6 meses de tratamento. Durante o acompanhamento da coorte, os participantes também foram avaliados em relação ao quadro clínico, carga bacilar e dano pulmonar. Após 6 meses de tratamento, observamos uma diminuição dos níveis INF-γ ao longo do tratamento e declínio da sintomatologia desses pacientes quando comparados aos níveis antes de iniciar o tratamento. Nossos resultados sugerem que a quantificação de INF- γ em amostras de sangue é factível para utilização como biomarcador para uma ferramenta de teste auxiliar e rápido para o monitoramento da resposta da eficácia do tratamento anti-TBDR.
Descrição: 9.4
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48218
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Santiago Souza Valdes.pdf8,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons