Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48196

Compartilhe esta página

Título: Gestão de lodos de esgoto sanitário: avaliação comparativa de viabilidade econômica entre processo convencional e com aproveitamento de biogás para geração de energia
Autor(es): COSTA, Laura Gomes da
Palavras-chave: Lodo; Esgoto; Viabilidade; Biogás; Energia
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: COSTA, Laura Gomes da. Gestão de lodos de esgoto sanitário: avaliação comparativa de viabilidade econômica entre processo convencional e com aproveitamento de biogás para geração de energia. 2022. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O lodo de esgoto é um dos resíduos sólidos resultantes do tratamento do esgoto sanitário. Por possuir uma grande quantidade de umidade, matéria orgânica e organismos patogênicos, deve ser tratado e destinado adequadamente. A disposição final mais convencionalmente utilizada é a destinação para aterros sanitários. Entretanto, existem outras opções de disposição final que podem trazer um retorno econômico e ambiental maior para a ETE. Uma dessas alternativas é o uso do biogás produzido pela digestão anaeróbia do lodo para a geração de energia elétrica. A fim de verificar a efetividade dessa alternativa, desenvolveu-se um estudo de viabilidade econômica comparando o tratamento de lodo convencional, com destinação final em aterro sanitário, e o tratamento com digestão anaeróbia e aproveitamento do biogás para recuperação energética na ETE. Com esse intuito, estruturou-se um fluxo de caixa e calculou-se o Valor Presente Líquido (VPL), demonstrando que a alternativa com aproveitamento do lodo para produção de energia é viável economicamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48196
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laura Gomes da Costa.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons