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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48181
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Título: | Representações sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social na pandemia da COVID-19 |
Autor(es): | QUIXABEIRA, Carina Gleice Tabosa |
Palavras-chave: | COVID-19; Educação em Saúde; Enfermagem Pediátrica; Representações Sociais; Jovens em Situação de Rua; Rede Social |
Data do documento: | 7-Out-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | QUIXABEIRA, Carina Gleice Tabosa. Representações sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social na pandemia da COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O cuidado às crianças em situações de vulnerabilidade como as vivenciadas na rua demanda o apoio das redes sociais. A pandemia da covid-19 modificou as dinâmicas relacionais e acesso a serviços socioassistenciais, influenciando nesse cuidado. Da interação com o meio, emergem as Representações Sociais dessas crianças sobre o cuidado, que influenciam atitudes individuais e coletivas com repercussões no seu bem-estar. Os atores da rede social da criança, podem atuar nesse cenário por meio da educação em saúde e outras estratégias de cuidado que contribuam para a promoção da saúde dessa população. A pesquisa objetivou analisar as Representações Sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social durante a pandemia da covid-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na Teoria das Representações Sociais e na Teoria de Rede Social de Sanicola. A coleta de dados foi desenvolvida em ruas e praças onde se encontravam crianças em situação de rua de sete a 12 anos incompletos na cidade do Recife-PE. A amostragem foi intencional e a amostra definida pela saturação teórica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram do estudo 12 crianças de sete a 12 anos incompletos sendo oito do sexo feminino. Inicialmente foi realizada uma interação lúdica para aproximação com a criança. Após, foi realizada a entrevista individualmente, gravada, utilizando um formulário semiestruturado com dados sociodemográficos e questões norteadoras: Você pode desenhar para mim como as pessoas estão cuidando de você durante a pandemia da covid-19? Enquanto desenhava, a criança foi estimulada a expressar o que estava pensando e foi convidada a responder: Quais são as pessoas que cuidam de você durante a pandemia da covid-19? e “Quem mais cuida de você durante a pandemia da covid-19?’As entrevistas foram validadas pela criança e a transcrição, pela mestranda e por uma enfermeira convidada. As transcrições advindas da linguagem do desenho foram submetidas à Análise Hermenêutica Dialética, para a construção da síntese de cada entrevista. A elaboração gráfica do mapa de rede social foi construída para identificar os tipos de rede, seus componentes e os tipos de relação desempenhados por eles. A entrevista guiada pelo desenho revelou redes sociais mistas, com predominância de redes primárias. Os atores das redes desenvolviam ações de apoio presencial, instrumental, informativo e emocional. Os cuidados mais evidenciados foram o acompanhamento da criança nos cuidados básicos diários, oportunizar acesso ao serviço e a insumos para higienização, alimentação, vestimenta e orientação do uso adequado da máscara e álcool em gel. As crianças representaram o cuidado a elas dispensado como atos direcionados às demandas básicas humanas e à prevenção da covid-19. O estudo permitiu escutar a criança no que se refere aos cuidados e aos responsáveis pela oferta. O cuidado foi representado como ações relacionadas à manutenção da saúde, alimentação, cuidado responsivo, oportunidades para a aprendizagem, segurança e proteção. Os resultados permitem refletir sobre o papel da família, sociedade e Estado na estruturação, funções e relações dos atores que apoiam a criança em situação de rua. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48181 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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