Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48175

Compartilhe esta página

Título: “Tem gente com fome, dá de comer!”: resistências coletivas ao aumento da fome em tempos de pandemia da Covid-19 em Pernambuco
Autor(es): BARBOSA FILHO, Ivanildo Oliveira
MELO, Luanna Cassia dos Santos
Palavras-chave: Fome; Movimentos sociais; Covid-19; Questão racial
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: BARBOSA FILHO, Ivanildo Oliveira. MELO, Luanna Cassia dos Santos. “Tem gente com fome, dá de comer!”: resistências coletivas ao aumento da fome em tempos de pandemia da Covid-19 em Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente monografia aborda a fome como expressão da questão social agravada diante da pandemia da Covid-19 e como a solidariedade de classe esteve presente como forma de enfrentamento para o combate à insegurança alimentar. Temos, portanto, como objetivo identificar as formas de resistência elaboradas pelos movimentos sociais e sociedade civil organizada no estado de Pernambuco. O estudo é fundamentado no método materialista histórico dialético, da teoria marxista. Desse modo, buscando tratar da relação entre gênero, classe e raça presentes na questão do aumento da fome durante a pandemia e as alternativas criadas para combater essa problemática. Utilizaremos pesquisas bibliográficas de autores como Maria Lúcia Duriguetto que trazem importantes reflexões sobre Estado, Classes Sociais e Movimentos Sociais. Também analisaremos estudos de Octavio Ianni, Clóvis Moura, Marcelo Badaró, Heleieth Saffioti que são pesquisadores que pensam o desenvolvimento do capitalismo brasileiro através do impacto do regime escravocrata e de atrasos do sistema socioeconômico gerados pelas deficiências na industrialização, educação e desenvolvimento. Por fim, a presente pesquisa apontou as ações realizadas pelos movimentos sociais e sociedade civil organizada na distribuição de alimentos na pandemia, além da importância do tema para a compreensão da realidade brasileira e suas particularidades regionais para o reconhecimento sócio-histórico e intervenções das/dos assistentes sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48175
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ivanildo Oliveira Barbosa Filho e Luanna Cassia dos Santos Melo.pdf4.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons