Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48160

Compartilhe esta página

Título: Distribuição e padrões de contaminação ambiental por SARS-CoV-2 e desenvolvimento de um teste do tipo “Point-of-Care” para o diagnóstico da COVID-19
Autor(es): SANTOS, Bárbara Nazly Rodrigues
Palavras-chave: Coronavírus- infecções; Diagnóstico; Transmissão
Data do documento: 30-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Bárbara Nazly Rodrigues. Distribuição e padrões de contaminação ambiental por SARS-CoV-2 e desenvolvimento de um teste do tipo “Point-of-Care” para o diagnóstico da COVID-19. 2022. Tese (Doutorado em Genética) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pandemia COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, disseminou-se rapidamente devido a alta transmissibilidade do vírus, o qual infecta humanos a partir do contato direto com pessoas infectadas, ou por contato indireto através de superfícies contaminadas. Atualmente, o diagnóstico da COVID-19 é realizado através da RT-qPCR. Porém, devido às limitações desta técnica, testes simples, snsíveis e de baixo custo, como o RT-LAMP, passaram a ser aplicados para detecção do SARS-CoV-2. Este estudo teve por objetivo analisar os padrões da contaminação ambiental por SARS-CoV-2 em áreas urbanas públicas e desenvolver um teste POC baseado em RT-LAMP para o diagnóstico da COVID-19 em amostras humanas. Um total de 400 amostras de superfícies foram coletadas em fevereiro de 2021 no Recife, 24,2% foram positivas para o SARS-CoV-2 e 97,4% dos locais de coleta apresentaram pelo menos uma amostra contaminada. Em paralelo, ensaios RT- LAMP foram conduzidos para padronização da técnica, avaliação da sensibilidade e especificidade, e validação clínica com 317 amostras humanas. O RT-LAMP apresentou elevada sensibilidade, detectando o SARS-CoV-2 em 15 minutos, sem necessidade de extração de RNA. O desempenho foi similar ao RT-qPCR, porém com tempo e custo reduzidos. Os dados aqui apresentados demonstram os pontos de controle críticos para interrupção da transmissão do SARS-CoV-2 em Recife, cidade muito afetada pela COVID- 19. Além da possibilidade de aplicação POC da plataforma diagnóstica desenvolvida, visando controlar a pandemia especialmente em áreas com poucos recursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48160
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Bárbara Nazly Rodrigues Santos.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons