Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48101
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert Rene | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Varela Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T13:26:53Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T13:26:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Varela Soares da. Potencialidade e limitações dos softwares Geogebra e Cabri Géomètre II: uma análise à luz dos pressupostos apresentados pela Geometria Projetiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48101 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo efetuar uma análise epistemológica-cognitiva- didática-informática para determinar e validar quais requisitos um software educativo de Geometria Dinâmica deve satisfazer/respeitar para poder abordar situações que envolvem conceitos da Geometria Projetiva. A metodologia da pesquisa está apoiada na etapa das análises prévias apresentada pela Engenharia Didático-Informática (EDI). A EDI propõe quatro dimensões para analisar um objeto matemático, são elas: as dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática. O objeto matemático dessa pesquisa é a transformação homológica da circunferência. A dimensão epistemológica foi desenvolvida junto com a dimensão didática, na qual foi realizado um panorama da estruturação da Geometria Projetiva, bem como uma análise dos conteúdos necessários para compreender os traçados da transformação homológica da circunferência. Para fazer a análise da dimensão cognitiva foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos que abordem temáticas da Geometria Projetiva. Através desse levantamento foi possível identificar indícios e etapas de como o aluno aprende os conteúdos da Geometria Projetiva, bem como as principais dificuldades. Já na dimensão informática foi realizada a análise de dois softwares de Geometria Dinâmica. Para a análise da dimensão informática tomamos como base teórica a Transposição Informática, na qual analisaremos dois softwares de Geometria Dinâmica para saber se eles atendem a adequação e a completude apresentadas pela Vigilância Epistemológica. Os softwares escolhidos para análise foram o GeoGebra e o Cabri-Géomètre II. A análise se apoia em alguns traçados da Geometria Projetiva. Dentre eles, destacamos a Transformação Homológica da Circunferência. Como resultado das análises dos traçados nos softwares escolhidos, foi possível observar que nenhum dos dois softwares são completos na representação do traçado da Transformação Homológica da Circunferência. Mesmo não atendendo os princípios da completude e da adequação, foi possível observar que os softwares potencializam o estudo da Geometria Projetiva, pois a partir do momento em que o usuário detém o conhecimento teórico do traçado em construção, a possibilidade de manipular o traçado conservando as propriedades melhora o processo de compreensão do conteúdo em questão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria Projetiva | pt_BR |
dc.subject | Geometria Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Análise de Software | pt_BR |
dc.title | Potencialidade e limitações dos softwares Geogebra e Cabri Géomètre II : uma análise à luz dos pressupostos apresentados pela Geometria Projetiva | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5592620796723504 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to carry out an epistemological-cognitive-didactic-computer analysis to determine and validate which requirements an Educational Dynamic Geometry software must satisfy/respect in order to address situations involving concepts of Projective Geometry. The research methodology is based on the previous analysis stage presented by Didactic-Informatics Engineering (EDI). EDI proposes four dimensions to analyze a mathematical object, they are: the epistemological, didactic, cognitive and computer dimensions. The mathematical object of this research is the homological transformation of the circumference. The epistemological dimension was developed along with the didactic dimension, in which an overview of the structure of Projective Geometry was carried out, as well as an analysis of the contents necessary to understand the traces of the homological transformation of the circumference. To carry out the analysis of the cognitive dimension, a bibliographical survey was carried out of works published in the last five years that address themes of Projective Geometry. Through this survey, it was possible to identify signs and stages of how the student learns the contents of Projective Geometry, as well as the main difficulties. In the informatics dimension, the analysis of two Dynamic Geometry software was carried out. For the analysis of the informatics dimension, we took the Informatics Transposition as a theoretical basis, in which we will analyze two Dynamic Geometry software to find out if they meet the adequacy and completeness presented by Epistemological Surveillance. The softwares chosen for analysis were GeoGebra and Cabri-Géomètre II. The analysis is based on some traces of Projective Geometry. Among them, we highlight the Homological Transformation of Circumference. As a result of the analysis of the traces in the chosen softwares, it was possible to observe that neither software is complete in the representation of the trace of the Homological Transformation of the Circumference. Even not meeting the principles of completeness and adequacy, it was possible to observe that the software enhances the study of Projective Geometry, because from the moment the user has theoretical knowledge of the layout under construction, the possibility of manipulating the layout conserving the properties improves the process of understanding the content in question. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gabriel Varela Soares da Silva.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons