Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48074

Compartilhe esta página

Título: Diminuição do consumo alimentar sob o efeito do antagonista do receptor REV-ERB alfa em modelo experimental de ratos wistar
Autor(es): SOUSA, Maria Graciele Firmino de
Palavras-chave: PC; consumo alimentar; índice hepatossomático
Data do documento: 7-Nov-2022
Citação: SOUSA, Maria Graciele Firmino de. Diminuição do consumo alimentar sob o efeito do antagonista do receptor REV-ERB alfa em modelo experimental de ratos wistar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A paralisia cerebral (PC) é uma condição com alterações neurológicas associadas às disfunções motoras crônicas mais comum em crianças. Em países subdesenvolvidos sabe-se que 7 a cada 1000 crianças nascidas vivas apresentam essa disfunção. Atualmente não se encontra apenas crianças com PC, mas também jovens e adultos, o que pode provocar alguns problemas de saúde como a síndrome metabólica, devido ao tempo gasto com o sedentarismo. O receptor REV-ERB α faz parte de um conjunto de fatores transcricionais e é um receptor amplamente distribuído no organismo. O antagonista do REV-ERB α, o SR8272, pareceu restabelecer a função muscular, aumentar massa magra, reduzir a degradação protéica e a fibrose muscular, além de aumentar o pool de células satélites em Camundongos com Distrofia muscular de Duchenne. Com isso, objetivamos verificar as desordens metabólicas em ratos submetidos a PC e as possíveis repercussões do tratamento com o antagonista dos receptores REV-ERB α sobre parâmetros metabólicos. Utilizamos ratos da linhagem Wistar e mantivemos até o 30° dia pós natal e assim formamos os seguintes grupos experimentais: Controle Salina (CS) (N=10), Controle Antagonista (CA) (N=10), PC Salina (PCS) (N=10), PC Antagonista (PCA) (N=10). Verificamos o peso corporal; consumo alimentar; índice hepatossomático; índice de adiposidade. O efeito da PC ocasionou redução do peso corporal a partir do P14 até o final da vida dos ratos associado à redução do consumo alimentar, porém não houve alteração no índice de adiposidade e do índice hepatossomático. Concluímos que o modelo experimental de PC provoca grandes sequelas ao animal e não houve resultados associados ao fármaco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48074
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Graciele Firmino de Sousa.pdf285,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons