Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48050

Compartilhe esta página

Título: Capacidade funcional de indivíduos com fraturas em membros superiores internados na enfermaria do Hospital Otávio de Freitas: estudo transversal
Autor(es): CARMO, Emillie Bianca Silva do
Palavras-chave: Extremidade superior; epidemiologia; pós-operatório; fraturas
Data do documento: 27-Out-2022
Citação: CARMO, Emillie Bianca Silva do. Capacidade funcional de indivíduos com fraturas em membros superiores internados na enfermaria do Hospital Otávio de Freitas: estudo transversal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O estudo teve o objetivo de identificar a capacidade funcional de indivíduos com fraturas em membros superiores internados na Enfermaria do Hospital Otávio de Freitas (HOF). Oitenta pacientes das enfermarias participaram deste estudo (idade média de 38,27±11,69 anos). Todos os participantes responderam ao questionário clínico-funcional, o questionário Disabilities of the Arm, Shoulder, and Hand (DASH), e passaram por avaliação física após intervenção médica. Testes estatísticos não paramétricos, paramétricos e de contingência foram utilizados para examinar diferenças significativas e associações entre o DASH e as variáveis. Os resultados do estudo demonstraram limitação severa da capacidade funcional para a maioria dos indivíduos (n=70; 87,5%), boa execução de pinça digital para 55 indivíduos da amostra (68,8%) e percepção da dor 3,10±2,87. Analisando-se a associação entre as variáveis sócio demográficas e clínico-funcionais e os critérios DASH, foram identificadas associação DASH com as variáveis agente etiológico (p<0,001), dominância (p<0,001) e queixa funcional(p=0,03). Foi possível concluir que os indivíduos com fraturas de membros superiores internados na Enfermaria do Hospital Otávio de Freitas apresentaram limitação funcional severa, embora com boa execução de pinça digital e que as variáveis sócio demográficas e clínico-funcionais do tipo agente etiológico, dominância e queixa funcional foram associadas aos critérios de desempenho funcional da DASH.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48050
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emillie Bianca Silva do Carmo.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons