Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48038

Compartilhe esta página

Título: Análise das funções sensoriais e musculares do assoalho pélvico em mulheres com endometriose: estudo transversal
Autor(es): ALMEIDA, Bianca Maciel de
Palavras-chave: Tônus Muscular; dismenorreia; dor muscular
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: ALMEIDA, Bianca Maciel de. Análise das funções sensoriais e musculares do assoalho pélvico em mulheres com endometriose: estudo transversal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução e hipótese: A endometriose acomete mulheres em idade reprodutiva e está associada a dismenorreia e disfunções do assoalho pélvico. E o objetivo desse estudo consistiu em analisar as funções sensoriais e musculares do assoalho pélvico em mulheres com endometriose buscando padronizar as possíveis alterações nessa população. Métodos: Cálculo amostral de 92 pacientes, que tinham entre 18 e 45 anos e possuíam, diagnóstico de endometriose, atividade sexual iniciada, não poderiam ter outras causas de dor, ou estar grávida. Os dados foram coletados em uma única avaliação, através de um exame do assoalho pélvico (EFSMAP). E a análise foi feita através de média, desvio padrão, ou em mediana e intervalo interquartil (P25-P75). O teste Kolmogorov-Smirnov foi usado para observar a normalidade das variáveis quantitativas. Resultados: Das 92 pacientes avaliadas 93,3% apresentaram dor no músculo levantador do ânus, com 75% delas apresentando aumento do tônus nessa musculatura, e 50,4% indicando comprometimento do relaxamento da musculatura pélvica. A mediana da força de acordo com a escala de Oxford foi 3 e a resistência de 2 segundos. Conclusões: As pacientes apresentaram alta prevalência de dor e disfunção dos músculos do assoalho pélvico, como baixa resistência muscular e dificuldade para relaxar. Isso mostra a necessidade do encaminhamento, precoce, das pacientes para serem submetidas à avaliação funcional fisioterapêutica do assoalho pélvico, com o objetivo de prevenir e/ou tratar as alterações esperadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48038
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BIANCA MACIEL DE ALMEIDA.pdf
  Item embargado até 2026-04-19
691,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons