Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024

Compartilhe esta página

Título: História da matemática como recurso para ensino de equações quadráticas: Uma discussão sobre as propostas em livros didáticos
Autor(es): SILVA, Marcos Antonio Ferreira da
Palavras-chave: História da matemática; Equações Quadráticas; Ensino e Aprendizagem
Data do documento: 8-Nov-2022
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade analisar o uso da história da matemática como recurso didático para o ensino de equações quadráticas proposto por livros didáticos do Ensino Fundamental. Com vistas a aprofundar a discussão dessa temática, construímos um referencial que discute a História da Matemática enquanto recurso didático, autores como Boyer (1974), Vianna (1995), D’Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) e Muniz (2020) são alguns nomes que contribuíram para realização dessa pesquisa. Abordamos o ensino de equações quadráticas, utilizando e discutindo a história por trás da resolução de equações quadráticas. A pesquisa possui caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, resultando em um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da resolução de equações polinomiais do segundo grau, o uso da história da matemática como recurso didático e uma análise do capítulo de equações do segundo grau de cinco livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. Observamos como a história da matemática está presente nos livros e verificamos que está presente em todos os livros, mesmo que de forma bem simplificada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCOS ANTONIO FERREIRA DA SILVA.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons