Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48015

Comparte esta pagina

Título : Estudo do melhoramento do solo através da adição de cinza da casca de arroz e de cimento Portland em comparação com outros materiais
Autor : MENEZES, Luciana Araújo de
Palabras clave : Engenharia Civil; Melhoramento de solos; Cinza da casca de arroz; Cimento Portland; Resistência
Fecha de publicación : 14-ago-2020
Citación : MENEZES, Luciana Araújo de. Estudo do melhoramento do solo através da adição de cinza da casca de arroz e de cimento Portland em comparação com outros materiais. 2020. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : O melhoramento, através da compactação e da adição de materiais, visa um ganho nas características do solo. A compactação influencia na permeabilidade, compacidade e absorção de água do solo e a estabilização por adição de aglutinantes aumenta a coesão ou impermeabiliza o solo. Este trabalho tem por objetivo realizar o melhoramento de um solo compactado com a adição de cinza da casca de arroz e de cimento Portland, analisando o comportamento do solo através de sua resistência. Com isso, foram estudados os parâmetros do solo através do ensaio de compactação (Proctor Normal), resistência à compressão simples, com tempos de cura de 24 horas e 14 dias, e resistência ao cisalhamento direto, com tempo de cura de 24 horas. Os ensaios foram realizados com a mistura do solo, uma argila arenosa, com adição de 5% de cinza da casca de arroz e com adição de 5% de cimento Portland CP V-ARI, em suas respectivas umidades ótimas, sem a interferência de variações de temperatura. Observou-se aumento da massa específica aparente seca máxima com a adição da cinza da casca de arroz e do cimento, que foi de 1,69 g/cm³, no solo sem adição, para 1,80 g/cm³ na adição de cinza da casca de arroz e 1,76 g/cm³ na adição de cimento Portland. Em contrapartida, houve diminuição da umidade ótima em ambas as misturas, saindo de 19%, no solo natural sem adição, para 15,2% na adição de cinza da casca de arroz e 16% na adição de cimento Portland. A adição de cinza de casca de arroz mostrou-se desfavorável para a resistência à compressão simples nos dois tempos de cura estudados, alcançando resistência à compressão simples de 189,04 kPa em 24 horas e 192,79 kPa em 14 dias, gerando diminuição da resistência à compressão simples que, sem adição, alcançou resistência à compressão simples de 242,32 kPa em 24 horas e 243,56 kPa em 14 dias. Já a adição de cimento Portland mostrou-se favorável, nos dois tempos de cura, alcançando 1113,17 kPa com 24 horas e 1301,43 kPa com 14 dias. A adição de cinza de casca de arroz ocasionou diminuição da coesão, que era de 95,57 kPa no solo natural e foi para 36,86 kPa na adição, e aumento do ângulo de atrito, que foi de 27º no solo natural e subiu para 35,32º na adição. Por fim, a adição de cimento Portland ocasionou aumento da coesão e do ângulo de atrito, apresentando coesão de 166,98 kPa e ângulo de atrito de 42,19º. A diminuição da coesão do solo na presença de cinza de casca de arroz indica que ela reagiu pouco no solo em questão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48015
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons