Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47987

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Danilo Francisco da-
dc.date.accessioned2022-11-26T15:57:40Z-
dc.date.available2022-11-26T15:57:40Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo. Neuropsicologia e atividade matemática: um olhar para as pesquisas do banco de teses e dissertações no período de 2010 a 2019. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47987-
dc.description.abstractAs possíveis relações entre as áreas de Neuropsicologia e Educação Matemática podem favorecer a criação de saberes que possibilitem novas aprendizagens para o professor. O presente trabalho objetiva mapear as pesquisas que abordam a Neuropsicologia e a atividade matemática, especificamente, identificando tendências dessas pesquisas quanto a regionalização e a distribuição temporal e ainda, averiguando o foco dessas investigações sobre aspectos neuropsicológicos, atividade matemática e público-alvo. Dessa forma, selecionou-se como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e como filtro de busca duas palavras chaves (neuropsicologia matemática). Utilizamos ainda como critério de seleção o período de 2010 a 2019, está escrita em português e explicitar em seu escopo discussões relativas aos desempenhos matemáticos e/ou atividade matemática de uma perspectiva neuropsicológica. Foram selecionadas 11 dissertações que atendiam aos critérios delimitando o escopo da presente investigação. Verificamos que as pesquisas que atenderam os critérios se concentram nas regiões Sudeste e Sul do país e que abordaram dentre as atividades matemáticas o desempenho matemático, habilidades matemáticas, aprendizagem de aritmética, cognição numérica, programa de alfabetização e raciocínio, dificuldades de aprendizagem de matemática e ansiedade matemática, dentre outros. Consideramos que novas pesquisas em neuropsicologia devem ser realizadas focalizando outras atividades matemáticas.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
dc.titleNeuropsicologia e atividade matemática: um olhar para as pesquisas do banco de teses e dissertações no período de 2010 a 2019.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7699633985515398pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe possible relationships between the areas of Neuropsychology and Mathematics Education may favor the creation of knowledge that enables new learning for the teacher. The present work aims to map the research that addresses Neuropsychology and mathematical activity, specifically, identifying trends of these researches as to regionalization and temporal distribution and also, investigating the focus of these investigations on neuropsychological aspects, mathematical activity and target audience. The Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) was selected as a database, and two keywords (neuropsychology and mathematics) were used as a search filter. We also used as selection criteria the period from 2010 to 2019, being written in Portuguese and explaining in its scope discussions related to mathematical performance and/or mathematical activity from a neuropsychological perspective. We selected 11 dissertations that met the criteria delimiting the scope of the present investigation. We found that the research that met the criteria were concentrated in the Southeast and South regions of the country and that addressed among the mathematical activities mathematical performance, mathematical skills, arithmetic learning, numerical cognition, literacy and reasoning program, maths learning difficulties and maths anxiety, among others. We consider that further research in neuropsychology should be conducted focusing on other mathematical activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danilo Francisco da Silva.pdf835,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons