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Título: Biomodelagem virtual na odontologia: fotogrametria com softwares livres
Autor(es): SANTOS JÚNIOR, José Vitor dos
Palavras-chave: realidade virtual; informática odontológica; educação em odontologia; odontologia
Data do documento: 19-Out-2022
Citação: SANTOS JÚNIOR, José Vitor dos. Biomodelagem virtual na odontologia: fotogrametria com softwares livres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Biomodelagem virtual é a capacidade de replicar a morfologia de uma estrutura biológica em um biomodelo tridimensional com a finalidade de proporcionar uma visualização dessas estruturas no em ambiente virtual e possibilitar a realização a criação de modelos tridimensionais e sua manipulação. Esta tecnologia permite diagnósticos e planejamentos precisos, tendo a necessidade, muitas vezes, de computadores de alto desempenho para o processamento das imagens, além de softwares proprietários que permitem obter e manipular os biomodelos, com alto custo de licenciamento, impedindo seu uso em clínicas odontológicas populares e instituições de ensino. O objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar softwares livres para criação de biomodelos virtuais que podem ser utilizados na Odontologia através da técnica de fotogrametria que permite a utilização de equipamentos existentes em qualquer clínica odontológica ou instituição de ensino, como computadores de médio desempenho e aparelhos celulares. Dentre a variedade de softwares disponíveis, encontrados através de uma revisão de literatura, pôde-se analisá-los através das variáveis: tempo de processamento para obtenção do biomodelo, qualidade da malha de pontos, apresentação visual do biomodelo em sua forma sólida com textura, facilidade para manipular o programa, interface gráfica visual e ferramentas disponíveis para manipulação do biomodelo virtual. Observou-se que os programas Meshroom e COLMAP possuíam as características necessárias para aplicação da técnica. Os resultados obtidos demonstraram que é viável incluir esta técnica na rotina do dentista e de instituições de ensino nas mais diversas situações de planejamento digital. As principais vantagens apresentadas foram a redução dos custos para se inserir no fluxo digital e a possibilidade de disseminação da técnica para mais profissionais e estudantes da área odontológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47959
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