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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4795
Title: Concepções filosóficas de corpo implícitas no Projeto Esporte Educacional nas escolas em Pernambuco
Authors: Sayone de Morais Alves, Hilda
Keywords: Projeto Esporte Educacional; Secretária de Desenvolvimento Econômico; Descartes
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Sayone de Morais Alves, Hilda; Maria De Oliveira Galvão, Ana. Concepções filosóficas de corpo implícitas no Projeto Esporte Educacional nas escolas em Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar que concepções de corpo estão implícitas no Projeto Esporte Educacional na Escola em Pernambuco. A pesquisa, de natureza predominantemente qualitativa, foi realizada a partir da análise dos documentos do Projeto; de entrevistas com participantes professores e alunos dos cinco núcleos em que está implementado o Projeto em Pernambuco e gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte do Estado; e de observações de aulas e de outras atividades promovidas pelo Projeto. De modo geral, a análise dos dados revelou que o Programa Esporte Educacional faz uma opção por uma superação da dicotomia corpo e mente, baseada na concepção de Descartes. Em contraproposta, faz uma opção por uma formação integral do ser humano que extrapola a dimensão individual, considerada como a soma das partes (corpo, mente, alma), para vislumbrar um caráter de unidade em que são contempladas as relações do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, a fim de atingir um processo de humanização para tornar o mundo melhor. Entretanto, os dados obtidos, através das entrevistas com os atores participantes do Projeto, revelam que essa perspectiva não é hegemônica entre professores, gestores e alunos, que ora explicitam a opção por uma concepção dual de corpo. ora por uma concepção de integralidade como soma das partes, ora por uma concepção de integralidade como unidade. Essa não coincidência estrita entre as concepções de corpo explicitadas nos documentos e aquelas reveladas por seus atores não pode, por sua vez, ser atribuída, unicamente, a uma suposta ineficácia do Projeto, mas, a uma série de fatores, como a própria história familiar e escolar dos sujeitos, as suas condições de atuação profissional, a influência da mídia, que não foram, no entanto, aprofundados na pesquisa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4795
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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