Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47947
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Jaudilânia Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T23:32:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T23:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Jaudilânia Barbosa de. Oficina artística: uma proposta para o ensino de ácidos e bases a partir de uma abordagem contextualizada e da utilização das antocianinas como recurso didático e visual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47947 | - |
dc.description.abstract | Diante das dificuldades atribuídas ao ensino de química, bem como a ausência da contextualização e do entusiasmo do aluno para adentrar nos saberes e procedimentos desta ciência, este trabalho buscou propor e avaliar uma intervenção didática que vinculasse o conteúdo à experimentação de maneira diferenciada e motivadora. Desta feita, foi desenvolvida uma oficina temática para a abordagem dos conceitos de ácidos e bases sob a realização de uma prática experimental artística. Em suma, a intervenção envolveu inicialmente a realização de testes referentes à preparação de um papel indicador de pH por meio de extratos brutos de antocianinas. O preparo fez uso da flor Hibiscus rosa-sinensis, que apresentou a melhor pigmentação para confecção do papel indicador de pH, neste caso, o papel aquarela, escolhido mediante a melhor absorção do extrato e reação com substâncias de caráter ácido e básico presentes no cotidiano. Com isto, os materiais produzidos (papel indicador e extrato) foram utilizados em uma oficina temática contextualizada, na qual foram discutidos e refletidos os conceitos relacionados ao conteúdo, instigando o pensamento crítico e a mobilização de aspectos cognitivos do conteúdo. A oficina foi realizada em uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública no interior de Pernambuco. Os dados obtidos evidenciaram as contribuições da proposta para a aprendizagem, dada a constatação da melhoria da assimilação dos conceitos pelos estudantes, ao que atribuímos à redução da abstração no ensino das teorias ácido-base, diferente do ensino convencional meramente expositivo. Assim, além de se apresentar como um recurso didático valioso para educação, a proposta se articula a materiais alternativos e de baixo custo, dada a abundância da flor escolhida, facilmente encontrada em diferentes localidades, bem como dos produtos de uso doméstico e comum. Por fim, ressaltamos como ponto de aprimoramento, a possível obtenção, em trabalhos futuros, de produtos que se qualifiquem como substâncias ácidas e básicas, que possuam uma maior variedade dentro da escala de pH, diversificando a paleta de cores evidenciada para representação visual das práticas artísticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | oficina temática | pt_BR |
dc.subject | indicadores naturais | pt_BR |
dc.subject | antocianinas | pt_BR |
dc.title | Oficina artística: uma proposta para o ensino de ácidos e bases a partir de uma abordagem contextualizada e da utilização das antocianinas como recurso didático e visual. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496440875901862 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Faced with the difficulties attributed to teaching chemistry, as well as the absence of contextualization and student enthusiasm to delve into the knowledge and procedures of this science, this work sought to propose and evaluate a didactic intervention that linked content to experimentation in a differentiated and motivating way. In this way, a thematic workshop was developed to approach the concepts of acids and bases through an artistic experimental practice. In general, the intervention initially involved carrying out tests related to the preparation of a pH indicator paper using crude anthocyanin extracts. The preparation made use of the Hibiscus rosa-sinensis flower, which presented the best pigmentation for making the pH indicator paper, in this case, the watercolor paper, chosen due to the better absorption of the extract and reaction with acidic and basic substances present in everyday life. With this, the materials produced (indicator paper and extract) were used in a contextualized thematic workshop, in which the concepts related to the content were discussed and reflected, instigating critical thinking and the mobilization of cognitive aspects of the content. The workshop was held in a class of the 2nd year of high school in a public school in the interior of Pernambuco. The data obtained evidenced the contributions of the proposal to learning, given the observation of the improvement in the assimilation of concepts by the students, which we attribute to the reduction of abstraction in the teaching of acid-base theories, different from the merely expository conventional teaching. Thus, in addition to presenting itself as a valuable didactic resource for education, the proposal is linked to alternative and low-cost materials, given the abundance of the chosen flower, easily found in different locations, as well as products for domestic and common use. Finally, we emphasize as a point of improvement, the possible obtainment, in future work, of products that qualify as acidic and basic substances, which have a greater variety within the pH scale, diversifying the color palette shown for the visual representation of practices artistic. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaudilânia Barbosa de Sousa.pdf | 966,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons