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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47946

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Título: Uso de simulação em uma sequência didática para o ensino de radioatividade.
Autor(es): MORAIS, Leandro de Lima
Palavras-chave: Ensino de Química; Simulação; Radioatividade; Representação; Visualização
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: MORAIS, Leandro de Lima. Uso de simulação em uma sequência didática para o ensino de radioatividade. 2022. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O uso de recursos que proporcionem a visualização no ensino de Química pode ser relacionado ao uso de modelos representacionais para a explicação do modo submicroscópico de fenômenos químicos. Dito isso, surgem as dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão desse, visto que esse modo representacional requer um maior grau de abstração dos estudantes e a utilização adequada de meios para minimizar esses desafios. Nesse viés, o uso de softwares de simulação torna-se uma alternativa viável para melhorar a assimilação do modo submicroscópico na medida que permite a apresentação de representações dinâmicas. Dessa forma, o presente trabalhou verificou as potencialidades que o uso de simulações em uma sequência didática sobre radioatividade, estruturada à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer, pode trazer para o ensino de Química. A aplicação foi feita no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru com estudantes das turmas de ensino médio integrado aos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica. Estas turmas foram escolhidas, devido participarem do Programa da Residência Pedagógica, a qual também participei. Os resultados obtidos permitiram verificar que o uso das simulações contribui com a interpretação do modo submicroscópico da química, pois aspectos relevantes no que concerne à compreensão dos estudantes sobre o decaimento beta e alfa reforçaram o que se observa na literatura acerca do papel das simulações. De maneira análoga, as mensagens educacionais multimídias apresentaram-se relevantes à proporção que eram analisados os dados obtidos em um dos testes aplicados, visto que pôde-se verificar o quanto do assunto da radioatividade foi assimilado pelos estudantes. Nessa perspectiva, conclui-se que os recursos utilizados nesta pesquisa são de fato potencialmente eficazes, e embora tenham sido observadas alguns equívocos em determinados momentos, de modo geral os resultados convergiram para o que se encontra na literatura no tocante à importância do uso das simulações no ensino de química, ou seja, destacando que essas minimizam as dificuldades na compreensão do modo submicroscópico de fenômenos químicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47946
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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