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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47938

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Título: A investigação de processos de luminescência em complexos lantanídicos como uma proposta de ensino de cinética em química.
Autor(es): LIMA, Ana Gabrielly Almeida de
Palavras-chave: Cinética; Aprendizagem; Luminescência; Lantanídeos
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: LIMA, Ana Gabrielly Almeida de. A investigação de processos de luminescência em complexos lantanídicos como uma proposta de ensino de cinética em química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este trabalho originou-se da reflexão de como processos de luminescência em complexos lantanídicos poderiam contribuir para a aprendizagem e ampliação dos conhecimentos em cinética química. Do ponto de vista educacional, foi realizada uma oficina que envolveu uma atividade investigativa em que se utilizou um programa computacional. Essa abordagem foi articulada a partir do modelo instrucional dos 5E’s, desenvolvido por Bybee et al. (2006) e da análise dos sistemas [Eu(TTA)3nL], em que TTA = tenoiltrifluoroacetonato, n = 1 ou 2 e L = 1,10-fenantrolina (PHEN) ou p- toluilsulfóxido (PTSO), investigados por Silva et al. (2000). A intervenção proposta foi realizada em três encontros estruturados na modalidade híbrida (remota e presencial), que teve a participação de quatro estudantes voluntários do curso de Química/Licenciatura da UFPE/CAA. Neles, ocorreram discussões teóricas englobando conceitos cinéticos e de luminescência, além da apresentação das características básicas dos elementos lantanídeos, ao que tange propriedades, aplicações e a investigação do sistema escolhido. Os dados obtidos foram suficientes para a compreensão e análise do potencial da proposta, sendo apontado, dentre outras conclusões, a influência do caráter motivador da abordagem investigativa para a aprendizagem, além da expansão e consolidação dos fundamentos cinéticos, em particular aqueles associados aos processos de luminescência em complexos de íons lantanídeos. Além disso, em relação as concepções prévias dos estudantes sobre aspectos do conteúdo de cinética química, observou-se que eles não demonstraram dificuldades frente a revisitação do conteúdo, mostrando a concretização da aprendizagem nas experiências vivenciadas ao longo de sua formação. Ressaltamos também o caráter pioneiro da proposta, evidenciando características marcantes do seu teor didático, particularmente, na importância das reflexões proporcionadas pelo professor durante o processo de ensino e aprendizagem e na busca e apropriação de bases teóricas pelos esforços individuais dos participantes, constituindo a capacidade de assimilação e construção do conhecimento desejado, sobretudo, pautada em sua autonomia, pela investigação individual dos problemas propostos. Ainda, os resultados obtidos permitiram a percepção de pontos que podem aprimorar a forma na qual a intervenção foi realizada, de forma a contribuir mais com a formação de estudantes nesse nível de formação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47938
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