Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47932

Comparte esta pagina

Título : Intervenções colaborativas entre Design e artesanato : correspondendo com artesãs de comunidades online
Autor : SANTOS, Clarice Santana Correia dos
Palabras clave : Artesanato; Design Participativo; Design Anthropology e Correspondência
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SANTOS, Clarice Santana Correia dos. Intervenções colaborativas entre design e artesanato : correspondendo com artesãs de comunidades online. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Baseado nas abordagens metodológicas de Design Antropologia e Design Participativo, a presente pesquisa busca compreender e explorar a aproximação entre design e artesanato através de oficinas e intervenções com jovens artesãs entre 20 e 30 anos, com o domínio de técnicas em bordado livre, crochê, bordado ponto cruz e bijuterias artesanais de Pernambuco e Paraíba. A pesquisa abarcou oficinas dialógicas virtuais e intervenções in loco que resultaram em relatos, insights, trocas e ações de revitalização (criação de identidade visual e melhoria de condições técnicas) com as artesãs. O trabalho colaborativo entre designer e artesã, possibilitou um campo rico em compartilhamento de conhecimentos e construção conjunta, com um forte engajamento da artesã Juliana Silva na experimentação de criações artesanais e na estruturação do seu negócio, assim como autonomia em dar continuidade com a inserção dos elementos visuais em suas redes sociais, embalagens e etiquetas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47932
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Clarice Santana Correia dos Santos.pdf9,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons