Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47929

Share on

Title: A representatividade feminina na Literatura Infantil
Authors: GOMES, Dayses de Souza
BATISTA, Suellen Maria de Sousa
Keywords: Biblioteca Escolar; Literatura infantil; Representatividade feminina; Acervo democrático
Issue Date: 16-May-2022
Citation: GOMES, Dayses de Souza; BATISTA, Suellen Maria de Sousa. A representatividade feminina na Literatura Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Essa pesquisa objetivou analisar de que modo as obras literárias infantis de autoria feminina são representadas no acervo da Biblioteca Escolar São Tomás de Aquino, que fica localizada no município do Recife-PE. Foi realizado um levantamento documental-bibliográfico por meio da observação sistemática da catalogação do acervo da biblioteca, através de uma abordagem metodológica quali-quantitativa, em que a pretensão foi quantificar as obras de literatura infantil, considerando o gênero do autor, bem como analisar quanto ao gênero da obra e tema central de forma descritiva-exploratória. O referencial teórico foi elaborado considerando os processos históricos e culturais que antecederam a escrita literária das mulheres, reconhecendo as limitações impostas pelas desigualdades de gêneros nesse percurso. Nos resultados, verificamos como o processo de inserção da mulher na autoria de literatura infantil reverbera até os dias atuais, estando as mulheres em maior número neste campo literário, além disso, os dados também evidenciaram que a escrita por mulheres foi ressignificada ao longo da trajetória histórica, abrangendo diferentes gêneros e temáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47929
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DAYSES DE SOUZA GOMES E SUELLEN MARIA DE SOUSA BATISTA.pdf639,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons