Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47879

Share on

Title: Conhecimento sobre o uso de protetor bucal na prevenção de trauma dental em práticas esportivas: revisão da literatura
Authors: COSTA, Raiany Cavalcante Nery Lima da
Keywords: Protetor bucal; trauma dental; odontologia do esporte
Issue Date: 17-Nov-2022
Citation: COSTA, Raiany Cavalcante Nery Lima da. Conhecimento de atletas, estudantes e profissionais da odontologia sobre o uso de protetor bucal na prevenção de trauma dental em práticas esportivas: revisão da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta revisão da literatura teve por objetivo fazer um levantamento sobre o nível de conhecimento de atletas, estudantes e profissionais da odontologia em relação ao uso do protetor bucal nas práticas esportivas, como agente de prevenção de traumas dentais, como também relacionar o acesso à informação do uso deste acessório como papel da Odontologia do Esporte. Foi realizada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Pubmed, Scielo e o Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em saúde), publicados entre os anos de 2016 a 2021. A amostra constituiu-se de 15 (quinze) artigos, os quais foram avaliados e catalogados. Em seguida, foi realizada a análise dos artigos e observou-se que existe o conhecimento de atletas, estudantes e profissionais da odontologia sobre a importância e o uso do protetor bucal nas práticas esportivas, porém poucos aconselhados a utilizarem. Portanto, a Odontologia do Esporte, por ser uma especialidade relativamente nova, precisa dar mais ênfase quanto a importância do uso do protetor bucal, para que assim o trauma dental ocorra com menos frequência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47879
Appears in Collections:(TCC) - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento sem título.pdf327,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons