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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47872

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Título: Efeito de pares: reação de mercado das companhias pares diante operação de aquisição de empresa do setor
Autor(es): CALAZANS, Elaine Vitória do Nascimento
Palavras-chave: Gerenciamento de Resultados; Finanças; Método Quase-experimental; Diferença-em-diferenças; Fusões & Aquisições
Data do documento: 25-Out-2022
Citação: CALAZANS, Elaine Vitória do Nascimento. Efeito de pares: reação de mercado das companhias pares diante operação de aquisição de empresa do setor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A informação das demonstrações contábeis precisa estar livre de viés para auxiliar os seus usuários na tomada de decisão. Contudo, alguns gestores utilizam meios de alterar seus resultados financeiros de modo a influenciar a decisão do agente perante um cenário específico, como em operações de fusão e aquisição de empresas (M&A), o que aumenta os custos de agência e diverge do objetivo da Governança Corporativa. Diante desse cenário, o presente trabalho busca investigar se as empresas pares de capital aberto manipulam seus resultados através do Gerenciamento de Resultados quando há uma fusão ou aquisição de empresas dentro do mesmo setor. Para atingir o objetivo, a estratégia empírica explora variação temporal na fusão e aquisição de empresas pares num modelo de diferença-em-diferenças para estimar a resposta das empresas em termos de Gerenciamento de Resultados por atividades reais. Os resultados são robustos a diferentes especificações econométricas e trazem evidência de manipulação de informações contábeis perante um cenário de fusão e aquisição dentro do setor. Ademais, há evidências de efeitos negativos ou nulos em diferentes medidas de retorno. Os achados sugerem que as empresas adotam, em alguma dimensão, comportamento incongruente com as boas práticas de Governança Corporativa, pois promove maior desigualdade entre os interesses dos gestores (principal) e usuários da informação (agente), aumentando os custos de agência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47872
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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