Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47852

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Tarcila Correia de Nadia-
dc.contributor.authorSILVA, Dayanne Cicera da-
dc.date.accessioned2022-11-22T18:56:23Z-
dc.date.available2022-11-22T18:56:23Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Dayanne Cicera da. Como abordar a classificação vegetal no Ensino Médio: proposta de um e-book interativo como recurso didático para a formação continuada de professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47852-
dc.description.abstractAs plantas têm uma longa história durante a qual evoluíram e tornaram-se cada vez mais diversificadas, sendo importante o processo da classificação. É indispensável também considerar a relevância do conhecimento da organização desses organismos no que se refere ao ensino de Botânica. Contudo, nos dias atuais a Botânica permanece como um tema ainda subestimado da Biologia, e muitos professores ainda utilizam termos e classificações que já entraram em desuso, por absterem-se de estudar as novidades científicas. O presente trabalho, teve como objetivo desenvolver um e-book Interativo Educacional voltado para professores do Ensino Básico e licenciandos de biologia com foco nos conteúdos da Classificação Vegetal. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura sobre o ensino de botânica e as problemáticas encontradas relativas ao mesmo e foi realizada a construção de um e-book interativo a partir de Softwares de edição. A maneira pela qual os conteúdos de botânica são trabalhados podem definir o apresso do estudante pela área, assim, a formação continuada é uma estratégia indispensável para garantir a qualidade de ensino. O material construído traz conceitos e atividades importantíssimos para serem trabalhados na Educação e podem levar os professores a promover um ensino mais dinâmico e produtivo. O e-book estará disponível sob formato de ePub, que permite o fácil acesso ao conteúdo.pt_BR
dc.format.extent105 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClassificação vegetalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectE-bookpt_BR
dc.titleComo abordar a classificação vegetal no Ensino Médio? proposta de um e-book interativo como recurso didático para formação continuada de professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0683534430973575pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.description.abstractxPlants have a long history during which they have evolved and become more and more diverse, and the process of classification is important. it is also essential to consider the relevance of knowledge of the organization of these organisms when it comes to teaching Botany. However, nowadays Botany remains an underrated subject in Biology, and many teachers still use terms and classifications that have already fallen into disuse, by refraining from studying the scientific novelties. The objective of the present work was to develop an interactive educational e-book for elementary school teachers and biology undergraduate students focusing on the contents of Plant Classification. A narrative review of the literature was conducted on the teaching of botany and the problems encountered related to it, and an interactive e-book was built using editing software. The manner in which the botany contents are worked on may define the student's interest in the area, thus, continued education is an indispensable strategy to guarantee the quality of teaching. The material contains important concepts and activities to be used in education and can help teachers to promote more dynamic and productive teaching. The e-book will be available in ePub format, which allows easy access to the content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Botânicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-3872-3813pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DAYANNE CICERA DA SILVA.pdf16,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons