Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47823
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | PESSOA, Karolina Magalhães Moraes Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:29:04Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Karolina Magalhães Moraes Carneiro. O canto da sereia e outras coisas a mais. O ensino da literatura brasileira folclórica por meio de um material didático: um estudo metodológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47823 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo, elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, tem como objetivo analisar a elaboração de um Material Didático, no formato de uma Sequência Didática (DOLZ et al., 2004). Tal produção foi desenvolvida a fim de atender as demandas educacionais do público-alvo do Ensino Fundamental — Anos Finais à vista do ensino da Literatura Oral (CÂMARA CASCUDO, 2002; 2012), mais precisamente do gênero narrativo Lendas brasileiras. Para tanto, tomou-se como norte os apontamentos feitos por Leahy-Dios (2004), em relação à Educação Literária, Belintane (2017), no tocante à oralidade e à corporalidade, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), como parâmetro de prescrição curricular. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura oral | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Lendas brasileiras | pt_BR |
dc.title | O canto da sereia e outras coisas a mais. O ensino da literatura brasileira folclórica por meio de um material didático: um estudo metodológico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0326244851416930 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present article, elaborated as a requirement of the Course Completion Work II, aims to analyze the elaboration of a Didactic Material in the format of a Didactic Sequence (DOLZ et al., 2004). Such production was developed in order to meet the educational demands of the target audience of the Elementary School — Final Years in view of the teaching of Oral Literature (MARA CASCUDO, 2002; 2012), more precisely the narrative genre Brazilian Legends. To do so, we took as a guide the notes made by Leahy-Dios (2004), in relation to Literary Education, Belintane (2017), in relation to orality and corporality, and the Common National Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018), as a parameter of curricular prescription. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Karolina Magalhães Moraes Carneiro Pessoa.pdf | 11,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons