Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4782
Title: Razões da expansão dos cursos de especialização: um olhar a partir da UFPE
Authors: AGUIAR, Carla Betânia Bezerra de
Keywords: Reforma do Estado;Público / Privado;Autonomia;Financiamento;Cursos de Especialização;Privatização
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Betânia Bezerra de Aguiar, Carla; Macedo Gomes, Alfredo. Razões da expansão dos cursos de especialização: um olhar a partir da UFPE. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar os motivos centrais que têm levado à expansão dos cursos de especialização na Universidade Federal de Pernambuco, assim como analisar as concepções de pós-graduação lato sensu que informam o processo expansionista. Para a realização da pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e professores dos cursos de especialização e com diretores de centro. Foram, também, analisados documentos inerentes à temática. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da análise de conteúdo. Os dados revelaram que entre as razões da expansão dos cursos de especialização na UFPE se encontram a pressão exercida pelas mudanças ocorridas no mercado de trabalho e a geração de recursos próprios que o oferecimento desses cursos propicia à UFPE. Os resultados também revelaram a existência de duas concepções de especialização: a pública e a privatista. O processo expansivo, induzido por fatores externos e internos às IFES e estimulado pelas políticas governamentais durante o governo Fernando Henrique Cardoso, indica a completa desresponsabilização do Estado pelo financiamento dessa modalidade de ensino
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4782
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5906_1.pdf467.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.