Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794
Compartilhe esta página
Título: | Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PE |
Autor(es): | SILVA, Marcus Vinícius |
Palavras-chave: | Alfabetização; Ensino em tempos pós-pandêmicos; Ensino de leitura e escrita |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Abstract: | Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf | 400,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons