Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47777

Compartilhe esta página

Título: O desenvolvimento das habilidades motoras pela dança em adolescentes através das competências da BNCC: um estudo de revisão narrativa
Autor(es): TAVARES, Thais Roberta da Cruz
Palavras-chave: Dança; Destreza motora; Educação Física; BNCC
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: TAVARES, Thais Roberta da Cruz. O desenvolvimento das habilidades motoras pela dança em adolescentes através das competências da BNCC: um estudo de revisão narrativa. 2022. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A aprendizagem motora é compreendida como o processo de aperfeiçoamento das habilidades motoras de um indivíduo, através da prática, de forma permanente, onde as mudanças são assistidas no eixo temporal e podem ser caracterizadas como resultado da crescente interação entre vários elementos envolvidos no desempenho motor. As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da unidade temática de dança, irão auxiliar na aprimoração da aprendizagem motora, através das habilidades motoras seriadas, em adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A partir disto, o objetivo deste estudo foi compreender de que modo a BNCC através de suas competências para a unidade temática de dança, vai contribuir para a aprimoração da Aprendizagem Motora em alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi feita por meio revisão narrativa da literatura onde foram selecionados artigos de revisão, originais, revistas e teses entre os anos de 2012 e 2022 que tivessem a dança, a aprendizagem motora e a BNCC em seu foco principal. Obtidos pelos bancos de dados eletrônicos e de acesso livre: CAPES, SCIELO, PUBMED, BVS. Os resultados encontrados apontam a importância do feedback do professor e a experiência motora ampla, para o desenvolvimento da habilidade motora. Deste modo, a BNCC traz consigo um universo de práticas que irão desenvolver as habilidades motoras seriadas através da dança, dentro do contexto escolar nos anos finais do ensino fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47777
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAVARES, Thais Roberta da Cruz.pdf434,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons