Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47777
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES FILHO, Edil de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Thais Roberta da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T18:18:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T18:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-07 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Thais Roberta da Cruz. O desenvolvimento das habilidades motoras pela dança em adolescentes através das competências da BNCC: um estudo de revisão narrativa. 2022. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47777 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem motora é compreendida como o processo de aperfeiçoamento das habilidades motoras de um indivíduo, através da prática, de forma permanente, onde as mudanças são assistidas no eixo temporal e podem ser caracterizadas como resultado da crescente interação entre vários elementos envolvidos no desempenho motor. As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da unidade temática de dança, irão auxiliar na aprimoração da aprendizagem motora, através das habilidades motoras seriadas, em adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A partir disto, o objetivo deste estudo foi compreender de que modo a BNCC através de suas competências para a unidade temática de dança, vai contribuir para a aprimoração da Aprendizagem Motora em alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi feita por meio revisão narrativa da literatura onde foram selecionados artigos de revisão, originais, revistas e teses entre os anos de 2012 e 2022 que tivessem a dança, a aprendizagem motora e a BNCC em seu foco principal. Obtidos pelos bancos de dados eletrônicos e de acesso livre: CAPES, SCIELO, PUBMED, BVS. Os resultados encontrados apontam a importância do feedback do professor e a experiência motora ampla, para o desenvolvimento da habilidade motora. Deste modo, a BNCC traz consigo um universo de práticas que irão desenvolver as habilidades motoras seriadas através da dança, dentro do contexto escolar nos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das habilidades motoras pela dança em adolescentes através das competências da BNCC: um estudo de revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BEZERRA, Clécia Gabriela | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8615771788446367 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6988529555456700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Motor learning is understood as the process of improving an individual's motor skills, through practice, on a permanent basis, where changes are seen in the temporal axis and can be characterized as a result of the growing interaction between various elements involved in motor performance. The competencies of the National Common Curricular Base (BNCC), within the thematic unit of dance, will help to improve motor learning, through serial motor skills, in adolescents in the final years of elementary school. From this, the objective of this study was to understand how the BNCC, through its competences for the thematic unit of dance, will contribute to the improvement of Motor Learning in elementary school students. The research was carried out through a narrative review of the literature, where review articles, originals, magazines and theses were selected between the years 2012 and 2022 that had dance, motor learning and BNCC in their main focus. Obtained by electronic and open access databases: CAPES, SCIELO, PUBMED, BVS. The results found point to the importance of teacher feedback and broad motor experience for the development of motor skills. In this way, BNCC brings with it a universe of practices that will develop serial motor skills through dance, within the school context in the final years of elementary school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7762662537297425 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAVARES, Thais Roberta da Cruz.pdf | 434,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons