Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754
Share on
Title: | Pedagogia hospitalar : o trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura. |
Authors: | SILVA, Thais Maria de Lima |
Keywords: | Escola em Hospital; Educação Hospitalar; Saúde |
Issue Date: | 31-Oct-2022 |
Citation: | SILVA, T. M. L. Pedagogia hospitalar: O trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A educação de crianças e adolescentes em estado de internamento devido ao tratamento de uma enfermidade, limita a ida desses à escola - temporária ou permanentemente - os distanciando de sua convivência social e resultando em prejuízos e atrasos no seu desenvolvimento escolar. A pedagogia hospitalar busca atender a esses jovens, uma vez que todos possuem o direito à educação garantido por lei. O atendimento pedagógico para estudantes enfermos pode ocorrer tanto nas classes hospitalares, que são locais devidamente equipados para esta finalidade, quanto em domicílio; esse artigo abordará o estudo da classe hospitalar. O presente trabalho teve como objetivo a revisão de literatura acerca do que tem sido realizado através da ação educativa das classes hospitalares, pois o direito à educação não deve ser negligenciado nem mesmo diante de situações que possam dificultar a sua execução, como no caso de limitações geradas por enfermidades. Foram selecionados artigos em português, tendo como principal fonte, o Google Acadêmico. Tal escolha se estabelece diante do ainda pequeno acervo de conteúdos relacionados ao tema de maneira geral e ainda em função da escolha para aprofundamento do assunto, a classe Semear, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em PE. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender o significado da pedagogia hospitalar; conhecer o trabalho realizado na classe hospitalar e qual a sua contribuição no processo de cura. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a revisão de literatura, bem como dados secundários de uma entrevista feita com uma profissional da área. Com base nos dados obtidos, foi possível observar a contribuição positiva da classe hospitalar Semear, na vida dos alunos-pacientes, de maneira a distanciá-los um pouco do clima hostil do hospital e ao mesmo tempo mantê-los ativos e cientes do tratamento que precisam vivenciar nesta fase da vida. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Thais_Lima_PEDAGOGIA_UFPE_CAA_2022_02.pdf | 537,3 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License