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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47725

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Título: Movimentos e práticas avaliativas emergentes durante as alternativas de ensino na pandemia.
Autor(es): SANTANA, José Marcio de Oliveira
Palavras-chave: Contexto pandêmico; Currículo; Práticas avaliativas
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SANTANA, José Marcio de Oliveira. Movimentos e práticas avaliativas emergentes durante as alternativas de ensino na pandemia. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho está inserido no campo das discussões sobre avaliação da aprendizagem, especificamente sobre os movimentos e práticas avaliativas. Nele, introduzimos uma reflexão sobre as atividades avaliativas mobilizadas ao longo do contexto pandêmico, assim, norteados pela problematização de como as atividades avaliativas foram utilizadas por professores durante os diferentes desafios de alternativas de ensino que emergiram no decorrer da pandemia? Elencamos como objetivo geral, compreender como as atividades avaliativas foram utilizadas por professores durante os diferentes desafios de alternativas de ensino que emergiram no decorrer da pandemia. Dessa forma, como objetivos específicos buscamos analisar as principais implicações e possibilidades da pandemia no cotidiano da prática avaliativa dos professores e identificar quais atividades avaliativas foram mobilizadas por professores ao decorrer da pandemia. Para o percurso e procedimentos metodológico fizemos uso da entrevista semiestruturada a partir de Minayo (2015), com professores/as atuantes em escolas da rede pública municipal de ensino do município de Altinho-PE, que atuem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental — Anos Iniciais. A análise dos dados pautou-se na Teoria do Discurso a partir de Burity (2014), baseada na perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau em que a entende como uma ferramenta de compreensão do social. Neste sentido, a partir dos discursos dos professores identificamos que o cenário pandêmico trouxe uma série de implicações no contexto escolar, dentre elas, a evidenciação das desigualdades estruturais entre os professores estudantes, além da incansável busca por atividades avaliativas e de ensino mobilizadas pelos professores apesar das adversidades emergentes do contexto e realidade pandêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47725
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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