Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4771
Title: A construção dos saberes docentes no ensino médio: influências da cultura escolar
Authors: Roberta Torres, Alda
Keywords: Vestibular; Ensino médio; Cultura escolar; Saberes docentes
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Roberta Torres, Alda; Maria de Oliveira Melo, Márcia. A construção dos saberes docentes no ensino médio: influências da cultura escolar. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O estudo investiga a construção dos saberes docentes no Ensino Médio e as influências da cultura escolar. Procuramos analisar os saber construídos pelos professores/professoras para lidar com as exigências dos vestibulares e processos seletivos, o Ensino Médio e suas funções formais e informais vivenciadas pelas escolas, e o processo de seleção dos conteúdos de ensino para este nível de escolaridade. Assim, ao estudar a categorial central o saber docente trabalhamos com os aportes teórico de Zeichner (1993), Freire (1999), Charlot (2000) e Tardif (2002), compreendendo este saber como profissional, plural, social, não-analítico e temporal. E, incursionamos no conceito de cultura escolar, como um espaço aberto e flexível e resultado das variadas influências sofridas e exercidas pela escola. Para tanto, trabalhamos com os/as docentes das turmas de 3os anos de duas escolas públicas estaduais e uma escola da rede privada de ensino, no qual o percurso de investigação foi mediatizado pela abordagem teórico-epistemológica da pesquisa qualitativa com enfoque crítico-dialético, a partir dos quais a metodologia se integrou e o tratamento dos dados aconteceu na perspectiva da análise de conteúdo. Na realidade pesquisada revelou-se que os saberes são, principalmente, originados na prática e na experiência, nas quais os/as docentes deparam-se com situações diversas no espaço escolar, sendo chamados/chamadas a lidar com a gestão da sala de aula, a mediatização dos conteúdos de ensino e as pressões internas e externas para o cumprimento dos programas desses conteúdos, que cerceam sua autonomia e processo identitário
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4771
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5890_1.pdf624.13 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.