Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47672
Compartilhe esta página
Título: | New Game da Física : analisando possibilidades do ensino de Física com jogos eletrônicos. |
Autor(es): | FARIAS, Ádriel Dílan Jacinto |
Palavras-chave: | Jogos Eletrônicos.; Sequência Didática.; Movimento dos Corpos.; Tecnologia. |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Citação: | FARIAS, Ádriel Dílan Jacinto. New Game da Física: analisando possibilidades do ensino de Física com jogos eletrônicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) inicialmente traz uma breve discussão no que envolve a utilização de tecnologias como ferramentas pedagógicas se baseando na PCN+, BNCC e outros estudiosos, que validam como necessária a inclusão de novas ferramentas no ensino. Com o foco nos jogos se apresenta a uma breve apresentação do Trabalho de James Paul Gee (2009) que aponta pontos alicerceiam a base deste estudo. Diante de todo o quadro apresentado, esse trabalho traz uma sequência didática, que contempla a utilização dos jogos eletrônicos (JE), utilizando das teorias de Gee. O Conteúdo abordado é Movimento dos Corpos, utilizando dos jogos PUBG Mobile e Free Fire, trazendo uma aula mais dinâmica e interativa para o aluno. A Sequência didática foi planejada para ser aplicada no EREM dos Palmares, ela foi dividida em seis aulas e contabilizam 495 minutos, cada aula aborda um tema em específico sendo eles: queda Livre, Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado e Movimento Parabólico, abordando-os em momentos e situações diferentes em meio a uma partida. Em seguida, é feita a análise da sequência didática e como ela conseguiu cumprir com os objetivos do estudo, no que se refere a utilização dos JE como ferramenta didática, analisando as aulas conforme a pesquisa de Gee (2009). Chegando à conclusão que a utilização dessa tecnologia apresenta indícios de oferecer um momento singular tanto para professores como para alunos, por se tratar uma ferramenta atrativa e instigadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47672 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ádriel Oficial.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons