Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660

Comparte esta pagina

Título : Literaturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessária
Autor : VIEGAS, Ana Carolina Silva
Palabras clave : Literaturas africanas de língua portuguesa; Ensino Médio; Proposta didática
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Citación : VIEGAS, Ana Carolina Silva. Literaturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessária. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este artigo reflete criticamente sobre o ofuscamento das literaturas africanas de língua portuguesa no Ensino Médio e apresenta abordagens para o Ensino Médio a partir do recorte dos sete poemas iniciais de “Os ângulos da casa”, da poetisa moçambicana Joshua (2016). À vista disso, realizamos uma pesquisa documental – da BNCC e das Leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008 – e bibliográfica – dos textos de Rolon (2011), Amaral e Almeida (2016) e Souza e Nóbrega (2018) – para entendermos como esses documentos tratam essas literaturas e os motivos desse silenciamento, em que o déficit na formação do professor do ensino básico acerca dessa área consiste em um dos principais fatores. Outrossim, argumentamos sobre a inclusão dessas literaturas e das produções escritas por mulheres no Ensino Médio com embasamentos em noções de Padilha (2002), Cabaço (2007), Fonseca e Moreira (2008), Pinheiro (2021), Jacome e Pagoto (2019) e Kilomba (2016).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Carolina Silva Viegas.pdf564,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons