Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47653

Compartilhe esta página

Título: Predição de compatibilidade entre cultivares em processos de enxertia : um estudo comparativo de técnicas baseadas em sistemas de recomendação
Autor(es): SILVA, Thiago Batista Rodrigues
Palavras-chave: Inteligência computacional; Aprendizagem de máquina
Data do documento: 12-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thiago Batista Rodrigues. Predição de compatibilidade entre cultivares em processos de enxertia: um estudo comparativo de técnicas baseadas em sistemas de recomendação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A viticultura é a ciência que estuda o cultivo da uva para produção de sucos, vinhos e outros derivados. Tanto os produtos quanto a cadeia produtiva possuem elevada importância soci- oeconômica e cultural em grande parte do mundo. Recentemente, técnicas de enxertia vêm sendo aplicadas para aumentar a produtividade e a qualidade no setor, no entanto, o processo para encontrar cultivares de porta-enxerto que sejam compatíveis com enxertos de videiras é essencialmente experimental, lento e custoso. Embora a utilização de aprendizagem de má- quina no Agronegócio não seja novidade, a literatura carece de trabalhos que demonstrem a aplicabilidade dessa técnica para apoiar especificamente processos de enxertia. Este trabalho, por meio de uma perspectiva de Sistema de Recomendação, oferece uma comparação entre abordagens de predição e de classificação para o problema da seleção de cultivares de enxerto e porta-enxerto. Além disso, também avalia os desempenhos de algoritmos baseados em fil- tragem colaborativa com os de algoritmos baseados em métodos de Kernel, para as tarefas de predição de ratings e de classificação de interações. Ao todo, 17 modelos baseados em algoritmos de filtragem colaborativa e métodos de kernel foram avaliados em um conjunto de dados de 251 interações rotuladas, atingindo o valor máximo de 96% para a métrica f1-score. Os resultados indicaram uma vantagem significativa para a abordagem de classificação, espe- cialmente para os modelos baseados em kernel, bem como a viabilidade de uma ferramenta de apoio à decisão para orientar as escolhas de especialistas das melhores cultivares para enxertia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47653
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Batista Rodrigues Silva.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons